Variações da pressão arterial podem ser consideradas normais se não ultrapassarem de 15 até 20 mmhg de um braço para o outro. No seu caso, parece haver uma diferença significativa e isso costuma ocorrer devido a um problema vascular. Obstrução da artéria subclávia ou ramos delas pode estar acontecendo.
Técnica de aferição: Para dar início a aferição da pressão arterial, o paciente deve estar em repouso por no mínimo três minutos e em um local tranquilo e preferencialmente sem ruídos. A pressão arterial pode ser aferida nas posições sentada, em pé e deitada.
Historicamente os relógios se usam no braço esquerdo e até hoje a maioria dos relógios são produzidos com os botões para o lado direito, mas não significa que há uma maneira correta de se usar um relógio, devemos usar de acordo com o que nos traz conforto e principalmente o que nos faz bem.
Mostrar especialistas Como funciona? A pressão arterial é muito variável ao longo do dia, oscilando dentro de um patamar normal conforme as atividades do dia. A pressão considerada ideal de 12x8 é a pressão medida em repouso, assim, esforço físico, estresse e dor são causadores normais de elevação da pressão arterial.
1. Como controlar a pressão alta
Nos casos de hipertensão leve (14,5/9, por exemplo), mudanças no estilo de vida podem contornar o problema. Emagrecer, não abusar do álcool e do sal de cozinha, fazer esportes, caminhar, evitar situações estressantes, não fumar são dicas importantes para quem precisa controlar a pressão.
Felizmente, com algumas medidas simples que podem ser inseridas em sua rotina, é possível combater a hipertensão.