SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ADULTO (BLS ou SBV) É o primeiro socorro de emergência que enfoca a identificação de parada respiratória e cardíaca e fornece RCP (reanimação cardiopulmonar) até que a vítima responda ou o próximo tipo de suporte de vida seja iniciado.
Sequência do protocolo de atendimento a uma PCR
colocar as mãos sobrepostas na metade inferior do esterno com os braços estendidos; os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax; a seguir, fazer uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno cerca de 5 cm, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral; descomprimir em seguida.
Técnicas de RCP para profissionais de saúde
ACLS é uma série de respostas baseadas em evidências simples o suficiente para ser o compromisso de memória e recordou sob momentos de stress. Estes protocolos do ACLS foram desenvolvidos através de pesquisa, estudos de caso de pacientes, estudos clínicos, e opiniões de especialistas na área.
Os ritmos encontrados em uma Parada Cardíaca são: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular sem pulso, Assistolia, Atividade Elétrica sem Pulso (AESP). Fibrilação Ventricular (FV) é um ritmo caótico que se inicia nos ventrículos.
5.
Há cinco medidas básicas de RCP de alta qualidade: taxa de compressão torácica; profundidade da compressão torácica; recuo torácico entre compressões; interrupções às compressões torácicas; volume de ar nas respirações de resgate.
RCP de Alta Qualidade
Como vimos acima, a sigla RCP refere-se a reanimação cardiopulmonar que são, basicamente, uma sequência de ações para lidar com uma parada cardíaca.
A parada cardiorrespiratória se manifesta através da perda de consciência, ausência dos movimentos de respiração, inexistência de pulso, pupilas dilatadas e sem reação à luz, pele, lóbulo da orelha, língua e base das unhas arroxeadas. Diante dessas manifestações, a ressuscitação cardiopulmonar deve ser iniciada.
Se não houver evidência de respiração ou a respiração estiver anormal ou ruidosa, deve-se iniciar imediatamente as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
O tempo de PCR ࣘ 4 minutos e de RCP ࣘ 20 minutos parecem relacionados a uma sobrevida superior a 72 horas.
Palpar o pulso carotídeo em até 10 segundos. Se não sentir o pulso, iniciar a RCP: 30 compressões e 2 ventilações. Se tiver pulso, iniciar a ventilação de resgate: 1 ventilação a cada 6 segundos. Verificar o pulso a cada 2 minutos.
Todos os socorristas leigos treinados devem, no mínimo, aplicar compressões torácicas em vítimas de PCR. Além disso, se o socorrista leigo treinado puder realizar ventilações de resgate, as compressões e as ventilações devem ser aplicadas na relação de 30 compressões para cada 2 ventilações.
2015 (Atualizado): Durante a RCP manual, os socorristas devem aplicar compressões torácicas até uma profundidade de, pelo menos, 2 polegadas (5 cm) para um adulto médio, evitando excesso na profundidade das compressões torácicas (superiores a 2,4 polegadas (6 cm)).