Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
- A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados - destaca João Pinheiro.
A composição corporal refere-se a quantidades relativas de diferentes compostos corporais, que segundo Nahas (2010) podem ser entendidas como um conjunto de componentes tais como as proporções corporais de água, proteína, minerais, ossos, músculos e gordura, bem como uma estimativa da massa magra (livre de gordura) e ...
A composição corporal é considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas.
A composição corpórea é dividida em dois grupos: massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda (gordura corpórea).
Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
A composição corporal é a proporção entre os componentes corporais da massa magra (músculo) e a massa gorda (gordura corporal).
O corpo humano é composto por diferentes tipos de tecidos. Tecido adiposo, músculos, ossos, sangue, órgãos vitais e toda a água distribuída pelo organismo somam a massa total ou peso corporal que vemos ao subir na balança. Cada tecido tem sua composição específica.