“Visão prospectiva”, ou prospecção, é uma abordagem de compreensão do futuro que considera a dinâmica de forças técnicas, científicas, sociais e econômicas, bem como as interações entre fatores sociais envolvidos, isto é, a totalidade de variáveis que agem sobre o desempenho dos sistemas sociais, ao longo do tempo, ...
Nos estudos prospectivos os indivíduos são seguidos da “causa” para o “efeito”, ou seja, pra frente acompanhando o processo a ser pesquisado neles. É mais fácil obter um grupo controle, porém é mais caro e mais trabalhoso do que um estudo retrospectivo.
Um ensaio clínico randomizado é um estudo prospectivo em humanos comparando o efeito e o valor de uma intervenção contra um controle10.
A pesquisa transversal pode ser de incidência e prevalência. A 1a investiga determinada doença em grupos de casos novos. ... A pesquisa prospectiva é conhecida como – estudo de coortes -. STEDMAN, 1996, assim conceitua o que seja coorte: grupo populacional definido e seguido, prospectivamente, em um estudo epidemiológico.
Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.
O delineamento longitudinal é aquele em que a mesma amostra de indivíduos é medida em mais de um momento ao longo do tempo.
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
O conceito de desenho de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como sejam, a população e a amostra a serem estudadas, a unidade de análise, a existência ou não ...
3 - Desenho do estudo: Aqui vai o tipo de pesquisa: Ex. Experimental, observacional, descritiva, exploratória, documental, histórica, etc. Apoio financeiro: Neste campo, você deve colocar o nome da instituição financiadora (se houver). Se não houver, no item “tipo” colocar financiamento próprio.
O conceito de DESENHO de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como a população e a amostra estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção ...
A definição do objeto (ou problema de pesquisa) é a etapa na qual o pesquisador irá decidir e delimitar o que deseja estudar.
Título: é o objeto da pesquisa. É o assunto principal. Justificativa: São as razões para a elaboração da pesquisa. ... Objetivo: Deve ser identificado o conteúdo da pesquisa, ou seja, o que se pretende responder com desenvolvimento do projeto.
O tema é diferente do objeto Definir o objeto de estudo é algo que pode ser pensado em etapas. ... Para entender a diferença entre as duas etapas, é possível pensar no tema enquanto um “universo temático” a respeito de algo e objeto como uma particularidade que permite entender esse universo.
O título será o nome pelo qual o seu trabalho será chamado, já o tema se refere ao assunto geral que será abordado ao longo do trabalho e o objeto de estudo trata-se do aprofundamento dos estudos relacionado aos temas.
Definir o objeto de estudo é algo que pode ser pensado em etapas. Primeiro vem a escolha do tema, para que depois seja escolhido o objeto. ... Dentro dela, o objeto seriam as ações publicitárias de uma determinada marca de refrigerantes que apresentassem publicidade combinada com o entretenimento, por exemplo.
Diferença entre o “tema” e o “objeto de pesquisa” O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema.
Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. ... O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.
Conceito de pesquisa empírica A pesquisa empírica, também chamada de pesquisa de campo, pode ser entendida como aquela em que é necessária comprovação prática de algo, especialmente por meio de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.