O desemprego sazonal, conforme o próprio nome indica, é ocasionado pelas sazonalidades do mercado. Imagine, por exemplo, o varejo no período do Natal. É natural que as lojas contratem vendedores temporários para dar conta da demanda no atendimento. Mas, quando o Natal termina, esses vendedores são demitidos.
Os principais tipos mais comuns de desemprego são: o desemprego sazonal, desemprego cíclico, desemprego friccional e desemprego estrutural.
Causas do desemprego diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, o que o obriga a consumir menos e reduzir a circulação de dinheiro no país; substituição de mão de obra por máquinas; baixa capacitação da população (o que é agravado quando os habitantes não têm acesso a uma educação pública de qualidade).
Para salvar os empregos faremos uma lei que garanta estabilidade e a redução da jornada de trabalho para 30 horas para que todos trabalhem. Propomos um plano de obras públicas para construção de infraestrutura urbana, restaurantes e casas populares, creches, hospitais e postos de saúde.
Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação. ... A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado.
O trabalhador com registro em carteira conta com proteção social, como seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e aposentadoria. Quanto mais tempo o trabalhador tem registro em carteira, maiores são os valores de alguns benefícios.
O texto prevê o pagamento de um benefício emergencial pelo governo aos trabalhadores que têm carteira assinada, assim como para contratos de aprendizagem e de jornada parcial. ... Nessa situação, se houver redução de 50%, o trabalhador tem direito a 50% do salário e a 50% do seguro-desemprego por mês.
Acompanhe a seguir os principais benefícios do trabalhador e todos os seus detalhes!
Benefícios são medidas que as empresas podem — e, em alguns casos, devem — adotar em complemento ao salário praticado para cada colaborador. Os benefícios obrigatórios são aqueles lavrados na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e que podem gerar elevadas multas às organizações que descumprirem a sua aplicação.
Os principais benefícios oferecidos pelas empresas atualmente são:
Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda, por convenção coletiva entre sindicatos, tais como: 13° salário, férias, aposentadoria, horas extras etc.
Benefícios espontâneos Como os benefícios legais são os obrigatórios, os espontâneos são o contrário disso. Ou seja, são privilégios dedicados aos funcionários espontaneamente!