As principais NRs da indústria e a sua importância
As NRs podem ser definidas como um conjunto de normas técnicas que estabelece medidas e procedimentos que devem ser observados pela empresa e seus colaboradores para garantir a segurança no ambiente de trabalho e, consequentemente, o bem-estar, saúde e integridade física dos trabalhadores.
As Normas Regulamentadoras foram criadas com intuito prevenir danos à saúde do trabalhador. De um lado está o empregador, que deve garantir a segurança de seu funcionário. Do outro o funcionário, que deve cumprir as normas, de maneira a evitar acidentes.
Norma Regulamentadora 32: o que é? É uma Norma que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde. Qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em qualquer nível de complexidade.
O PPRA é desenvolvido a partir da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Ele deve ser desenvolvido especialmente por pessoas que tenham conhecimento em higiene ocupacional em conjunto com os trabalhadores.
a) Antecipação e reconhecimento dos riscos Nesta etapa do PPRA, é feita uma análise para identificar todos os riscos existentes e que possam surgir futuramente na empresa. Em casos de projetos de novas instalações ou implantação de novos métodos, também deve ser realizada essa análise.
1 – QUAIS EMPRESAS DEVEM ELABORAR O PPRA? Toda empresa que tenha pelo menos um empregado (regido pela CLT) deve elaborar e implementar o PPRA, conforme a NR 9, item 9.
NR-9