Sucessão de fenómenos sistematicamente reproduzidos pela mesma ordem em períodos regulares na crosta terrestre. A Terra em geral, principalmente a crosta, apesar da sua aparente estabilidade, não se encontra em equilíbrio.
Se uma encosta for cortada em duas, aparecerão camadas de material geológico. Quando os materiais de uma camada têm idade ou composição semelhante, eles podem ser chamados de formação geológica.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.
Entre os acontecimentos mais freqüentes estão os impactos de asteroides, as erupções vulcânicas de basaltos continentais, alterações climáticas e explosões de estrelas que lancem radiação nociva para a Terra, entre outros.
O Pré-Cambriano (Precâmbrico ou Pré-Câmbrico) é o período de tempo desde a formação da Terra há cerca de 4600 milhões de anos (Ma) até ao início do Período Cambriano, há cerca de 541,0 ± 1,0 Ma. Esta idade geológica é antes do atual éon Fanerozoico, e é um superéon dividido em vários éons da escala de tempo geológico.
Pelo estágio atual do conhecimento sobre a origem da vida, o Azóico corresponderia, grosso modo, ] o éon Hadeano. Sua duração, em milhões de anos, foi de 4600-3800.
Falso – A deriva dos continentes iniciou-se na Era Mesozoica, há cerca de 130 milhões de anos, quando existia apenas um continente, que se chamava Pangeia. A formação dos atuais cinco continentes ocorreu no período terciário da Era Cenozoica.
Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com frequências de 40 000 a 100 000 anos, entre as quais se destacam: Glaciação Donau - há cerca de 2 milhões de anos. Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos. Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos.
Temperatura média da Terra na Era do Gelo era de 7,8 ºC, estima estudo - Revista Galileu | Ciência.
Durante esse período, que pode durar milhões de anos, os animais e os vegetais desaparecem em sua maior parte, porque não resistem ao frio e à falta de luz solar.