Dentre os elementos que necessitam estar presentes no currículo temos:
Currículo, ou curriculum vitae, muitas vezes abreviado como CV, é um documento que resume o conhecimento, as experiências e a carreira de uma pessoa, normalmente para fins profissionais, como a busca de um novo emprego.
Na escola, o currículo se apresenta como um instrumento regulador responsável por ordenar os conteúdos e as práticas que permearão o processo de ensino e aprendizagem do aluno, impondo regras, normas e práticas que serão determinantes na vida e na formação do educando.
A relação se dá pelo fato que o currículo é construído com base em uma ideologia social que remete ao poder. Assim sendo, ter um currículo repleto de atividades significa que o ser humano estará apto a desenvolver mais habilidades dentro da sociedade.
A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção profissional, exige-lhe que reflita sobre as conceções e valores subjacentes às finalidades da sua prática: papel profissional, imagem de criança, o que valoriza no que as crianças sabem e fazem e no modo como aprendem.
O estudo percorre o currículo - a “espinha dorsal” da escola - com suas implicações e relações de poder, refletindo a favor de quem ou a quais interesses ele serve, pois nunca é neutro. ... A relação entre o currículo e avaliação se dá pelo fato de que, nas práticas avaliativas, estão expressas as concepções curriculares.
O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.