A portaria 453, que estabelece diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico no Brasil, foi lançada em 1998 pela Anvisa. Quase 20 anos depois, qual é a importância e a necessidade de atualização dessas normas?
2.
Princípio Alara e proteção radiológica O princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Ou seja, leva em conta que, em relação ao uso de radiação, deve-se utilizar a menor dose possível para alcançar determinado resultado.
O dosímetro deve ser utilizado na altura do tórax, sobre o avental plumbífero. Dosímetros de extremidade (pulso e anel) devem ser usados na mão ou dedo em que a exposição à radiação for maior (o que ficar mais perto da fonte ou mais tempo exposto), devendo ser usados por baixo da luva.
Confira abaixo quais são os Equipamentos de Proteção Individual essenciais para clínicas, hospitais e consultórios que dispõem de equipamentos de radiologia e exames de diagnóstico de imagem.
Portanto, um dos serviços do SESMT é o Serviço de Proteção Radiológica. Logo, o chamado Supervisor de Proteção Radiológica (SPR ou Supervisor de Radioproteção) deve ser um profissional legalmente habilitado, membro do SESMT – conforme Lei Federal 5194/66 e Resolução 359/91 do CONFEA.
Plano de Radioproteção Elaborado pela PRO-RAD, o PPR atende às normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), assim como as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho, dentre outras. O PPR trata sobre o Risco Ambiental Ocupacional “Radiações Ionizantes”.
O que é um programa de garantia da qualidade? Trata-se de um conjunto de medidas sistemáticas para garantir que todo o funcionamento de equipamentos de radiodiagnóstico siga padrões de qualidade e segurança nacionais e internacionais.
Proteção nuclear O solo e a própria estrutura da casamata proporcionam uma proteção substancial contra as radiações e ao vácuo que, normalmente, é apenas um terço da pressão.
TESTE DE ESFREGAÇO EM FONTES RADIOATIVAS PREVINE CONTAMINAÇÕES. O teste de esfregaço em fontes radioativas deve ser realizado periodicamente para verificar se a fonte de radiação está sem vazamentos e em perfeito estado para garantir a segurança dos trabalhadores.
TESTE DE ESFREGAÇO IDENTIFICA CONTAMINANTE RADIOATIVO. O teste de esfregaço serve para verificar a presença de uma radiação ionizante, ou seja, uma radiação forte o suficiente para arrancar os elétrons do átomo e torná-los eletricamente carregados em nosso meio.
Realizamos ensaio de fuga nas fontes radioativas para verificação do estado de conservação do encapsulamento das fontes junto com as suas devidas blindagens.
Existem três princípios de funcionamento dos medidores nucleares: de transmissão; de retrotransmissão ou retrodispersão; e os reativos.