Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
É o termo da oração que se liga ao verbo, adjetivo ou advérbio para indicar uma circunstância (tempo, lugar, modo, intensidade, negação, finalidade...). Circunstância de lugar. Circunstância de tempo. É o termo da oração que se liga ao verbo para indicar o agente da ação verbal.
Os termos acessórios são aqueles que modificam ou especificam outros termos e que não são essenciais para a estrutura sintática das orações. São eles: a) Adjunto adnominal – é um termo que possui valor adjetivo e que especifica ou delimita o significado de um substantivo.