O procedimento para que o praticante ingresse no projeto é uma avaliação de seu estado carencial, através de uma entrevista socioeconômica e visita in loco. Após essa primeira etapa, é essencial que os pais ou responsáveis apresentem um laudo médico, declarando que o praticante está apto para realizar a equoterapia.
Acordo estabelece criação de novos centros de equoterapia A equoterapia é uma atividade que integra as áreas de saúde, educação e equitação para o desenvolvimento psicológico e social de pessoas com deficiência. ... A criação dos centros de equoterapia é uma iniciativa do programa Tecnep, da Setec.
São psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, além de médicos e veterinários, preparados especialmente para fazer o atendimento aos pacientes da equoterapia.
A montaria pré-esportiva é usada para desenvolver a habilidade social e para promover a terapia recreacional para pessoas com incapacidades. Incluem atividades tais como montaria em trilha e Olimpíadas Especiais (POTTER; EVANS e NOLT, 1994).
Zooterapia é a ciência que estuda as possibilidades terapêuticas do contato com os bichos. A terapia assistida por cães é denominada de Cinoterapia, enquanto a por equinos é a Equoterapia.
Benefícios da terapia assistida por animais O contato com o pet gera identificação por parte do paciente e, consequentemente, há uma melhora no quadro de saúde. Entre os pets mais utilizados, os cachorros são os campeões de popularidade!
Esse método tem por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como principal agente terapêutico — ele funciona como um elo entre o terapeuta e o paciente. Estudos apontam inúmeros benefícios dessa modalidade.
Pet. Palavra da língua inglesa cada vez mais popular no vocabulário brasileiro para se referir aos animais de estimação. Acredita-se que a origem esteja ligada à palavra 'petty', no sentido de 'pequeno', que, por sua vez, teria influência na francesa 'pettit'. ...
Os animais de estimação são capazes de transmitir a sensação de bem-estar por serem carinhosos e cuidarem das pessoas que estão ao seu redor, de forma pura e sincera. O nosso cérebro é capaz de reconhecer um gesto sincero e, por isso, os benefícios desta convivência são sempre muito positivos.
De reduzir estresse até detectar câncer, animais podem ser muito benéficos à saúde, segundo pesquisas. São Paulo – Eles são graciosos e bons companheiros, mas não apenas isso. Animais de estimação fazem bem à saúde. ... A tristeza também vai embora com mais facilidade para as pessoas que têm animais.
Para o médico, o contato com os bichos pode levar "felicidade, paz e bem-estar" e auxiliar na recuperação de algumas pessoas. "O encontro com um cão ajuda a relaxar, a retomar a preocupação com o corpo, o que pode ficar perdido em pacientes crônicos.”
Pet Lover? Conheça os pets mais indicados para apartamento
Dicas para escolher seu animal de estimação