Giro é uma saliência do córtex cerebral. É geralmente cercado por um ou mais sulcos.
O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos:
Há quatro lobos cerebrais: Lobo Frontal, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobos Parietais, estes que tem funções especificas em todo o corpo. ... Lobos Parietais estão na parte superior do cérebro, possibilitam a percepção de sensações como tato, dor e calor.
Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.
O lóbulo occipital é um lóbulo situado na zona mais atrasada do cérebro dos mamíferos, requisitado para processar as imagens.
A ínsula tem forma triangular com vértice ínfero-anterior, está separada dos lobos vizinhos por sulcos pré-insulares. Possui cinco giros (curtos e longos). Suas principais funções são fazer parte do sistema límbico e coordenar quaisquer emoções, além de ser responsável pelo paladar.
O lobo occipital é a porção mais posterior do cérebro e está envolvido no processamento de estímulos visuais. Ele repousa no tentório do cerebelo, uma dobra da dura-máter que a separa do cerebelo. O lobo occipital é separado dos lobos parietal e temporal pelos sulcos parieto-occipital e calcarino, respectivamente.
A lesão na parte frontal do lobo parietal esquerdo ou direito causa a sensação de dormência e debilita as sensações no lado oposto do corpo. Os indivíduos afetados têm dificuldade em identificar o tipo de sensação e a sua localização (dor, calor, frio ou vibração).
Os ossos parietais, do latim parietale ou paries (parede), são um par de ossos retangulares, curvos e achatados que ocupam a parte lateral e superior da calota craniana, protegendo o lobo parietal do cérebro.
O lobo parietal é aquela área de integração onde passa boa parte da informação do restante das regiões cerebrais. É ele quem organiza, quem nos permite sentir e compreender a realidade que nos rodeia.
O lobo parietal, localizado na parte superior do cérebro, é constituído por duas subdivisões - a anterior e a posterior. A zona anterior designa-se por córtex somatossensorial e tem por função possibilitar a recepção de sensações, como o tato, a dor, a temperatura do corpo.
Lobo temporal é a estrutura responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro. A inatividade desta área provoca a Síndrome de Klüver-Buky. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos.