Os agentes formadores do relevo sãoresponsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos(tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos(vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.
5)As depressões são formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As áreas continentais abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas.
A geografia pode ser dividida em dois ramos: geografia física e geografia humana. Os geógrafos físicos observam, medem e descrevem a superfície da Terra. Eles estudam, por exemplo, como o relevo terrestre se desenvolve e se modifica. Também observam de que forma os diferentes fenômenos meteorológicos afetam o clima.
A Geomorfologia estuda a origem e a estrutura das formas de relevo. A formação de elementos da superfície terrestre é identificada pela natureza das rochas, pelo clima e por fatores endógenos e exógenos.