Significa carrego de santo ou cargo de santo, pessoa lutadora, autoritária, caprichosa que vive cercada de pessoas que fingem ser seus amigos. Deve cuidar de egun constantemente para que tenha prosperidade. Rege os vasos sanguíneos, sangue, intestino e coração.
Odu, é o conhecimento utilizado para decodificar o mistério contido no Ori de uma pessoa. Os 16 Odus contêm todas as mensagens adequadas e compatíveis com a vida, fase da vida e o tempo de cada pessoa na terra. A divindade oracular Ioruba é chamada Ifá e também Orunmilá.
No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu caminho revelado por Ifá através do Odu.
A palavra odú vem da língua yorubá e significa “destino”. Portanto, odú é o destino de cada pessoa que foi determinado por Olodumare (Deus) para se cumprir no àiyé (terra), o que muitos chamam de missão. Cada odú ou destino está ligado a um ou mais orixás.
Dizendo o passado, presente e o futuro... Os búzios são lançados sobre uma peneira e de acordo com sua caída se lê aquilo que o orixá irá nos revelar. Os búzios são empregados para adivinhações. Para isso, eles são fechados na mão direita, a qual, sendo aberta a seguir, deixa escapá-los sobre uma mesa.
7 – ODÍ: Dificuldades, caminhos fechados, avisto rápido, recompensa, bem-estar futuro de forma espantosa. Responde com 7 (sete) búzios abertos.
Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanjá e Egum.
Eta Ogunda é o 3º Odu no jogo de búzios e corresponde ao 9º na ordem de chegada do sistema de Ifá, onde é conhecido pelo nome de Ogunda Meji. Responde com 3 (três) búzios abertos.
1- Tome cinco pontos de partida a data de nascimento da pessoa e trace num papel, quatro linha horizontais cortadas ao meio por uma linha vertical. Esse linha vertical irá separar os algarismos em duas colunas: Uma a esquerda e outra direita.
Como fazer a conta Você deve reduzir o valor de seu nome a um número de um único dígito, que vai de 1 a 9. Então, vamos supor que o resultado do seu cálculo deu 15. Você deverá então somar o 1 com o 5 e seu número na Cabala será 6. Então você poderá conferir qual a energia do nome.
Ela explica que basta somar a data de nascimento até chegar em um número de 1 a 9. Por exemplo: Você soma 1+4+0+9+2+0+1+8.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
Como saber seus Orixás No Candomblé, um recurso comum é jogar os búzios para identificar o Orixá. A validade do jogo de búzios em um terreiro de Candomblé é proporcional ao quanto você deposita de confiança naquele sacerdote. O jogo de búzios, porém, não é um fundamento da religião da Umbanda.
Os sinais de que uma pessoa tem Pombagira Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool. Também pode ocorrer um sintoma muito semelhante à excitação sexual, pois ela usa o chacra genésico (das glândulas sexuais) para se manifestar.
Existem análises que utilizam dos signos, data de nascimento ou numerologia para relacionar pessoas e orixás. O que essas analises podem fazer é remeter aspectos de sua personalidade que se assemelham à algum desses espíritos de luz, no entanto, não é possível afirmar que eles serão certamente os seus orixás guias.
Existem algumas formas de saber sobre as Guardiões:
Ficou curiosa? Então, conheça o Orixá de cada signo
Oduduá
A mulher que tem Iemanjá de frente tem muita sensualidade, atrai os homens como mel atrai abelha e é mais sensível, mais carismática, como também tem alta sensitividade. A mulher que tem ela de frente, muitas vezes é até mais sensitiva do que a própria filha de Iemanjá.
Regente absoluta dos lares, protetora da família. Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe.