A displasia cleidocraniana (DCC) é uma doença bastante rara (1:1.
A displasia dentinária (DD) é um distúrbio genético que apresenta características clínicas bastante semelhantes à dentinogênese imperfeita. Por esse motivo, se faz necessária a realização de diagnóstico diferencial entre essas anomalias6,9. Existem dois tipos de DD: tipos I e II.
A dentinogênese imperfeita ou dentina opalescente heredi- tária ou, ainda, odontogênese imperfeita é o tipo de anomalia que ocorre quando os odontoblastos, células responsáveis pela síntese ou produção da dentina1 falham em sua diferenciação, produzindo uma dentina com estrutura anormal, resultando em dentes de cor ...
O dente desenvolve-se em três estágios: botão, capuz e campânula (TEN CATE, A., 1988).
A odontogênese dos dentes permanentes é da mesma forma, inicia-se no primeiro ano de vida da criança. Há o saco dentário (ou folículo), ele fica situado na mandíbula e na maxila.
Os dentes se desenvolvem dentro do osso alveolar, e durante a formação da coroa existem pequenos movimentos pré-eruptivos giratórios no interior dos ossos maxilares. Depois que a formação da coroa é concluída e a raiz começa a se formar, um processo de erupção ativa movimenta o dente para sua posição funcional.
Ameloblastos são células de origem epitelial, que apresentam funções de síntese, secreção e maturação do esmalte dental.
O processo de Tomes é uma projeção dos ameloblastos que se desenvolvem após ocorrer a deposição da primeira camada de esmalte aprismático, com o desenvolvimento dessa nova estrutura os ameloblastos passam a formar um esmalte prismático.
O desenvolvimento do esmalte é regulado por células epiteliais, ameloblastos, que expressam um importante conjunto de genes que codificam a produção de proteínas essenciais para a formação desse tecido dentário6.
Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.
Confira dicas para manter o esmalte dos dentes saudável
Segundo o profissional, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia. "É uma guerra para manter o dente forte.
Os riscos de um dente trincado O odontologista explica que estas trincas nos dentes podem acabar favorecendo o acúmulo de placa bacteriana no local, aumentando assim, o risco de aparecimento de cáries, por exemplo.
Se for um trincado pequeno, quase imperceptível, sim, pode usar aparelho normalmente, e é até recomendado caso seu dente tenha trincado por mal posicionamento.