Cálcio
Carboidratos, lipídeos e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese protéica, renovação celular e trabalho físico.
Química dos Alimentos Os alimentos possuem um número muito grande de componentes, sendo que água, proteínas, gorduras ou lipídeos e carboidratos estão presentes em maior quantidade. Outros componentes presentes em menor quantidade são minerais, vitaminas e ácidos nucléicos.
As transformações químicas que ocorrem na composição dos alimentos são de grande importância para a saúde dos consumidores, haja vista que podem interferir de forma negativa nos seus ciclos biológicos, processos de digestão e aparelho digestório.
Sua composição (proteínas, açúcares, vitaminas, lipídios, etc.) Sua bioquímica (reações enzimáticas, respiração, maturação, envelhecimento, etc.) Sua microbiologia (microorganismos, deterioração, infecções e intoxicações de origem alimentar etc.) Características sensoriais (sabor, textura, aroma, cor, etc.)
Tem como principal objetivo estender o tempo de vida útil destes alimentos, preservando ao máximo a qualidade, através da inibição dos possíveis processos deteriorativos, e proporcionando a segurança adequada ao consumo.
O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem como objetivo habilitar profissionais na implantação e gestão dos processos produtivos de alimentos e no desenvolvimento de produtos e processos, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos e cumprindo a legislação vigente.
Entre os benefícios do uso da tecnologia na agricultura podemos destacar: Melhora e otimiza a produção e o uso de insumos; Reduz os impactos negativos no meio ambiente; ... Ajuda a aumentar a renda do produtor com o incremento da qualidade da produção agrícola.
Isso significa que precisaremos produzir cada vez mais alimentos e ao mesmo tempo, diminuir o impacto da agricultura na utilização dos recursos naturais do nosso planeta. Para isso, as tecnologias digitais aplicadas à agricultura são grandes aliadas dos produtores rurais no aumento da produtividade das lavouras.
No caso da tecnologia no campo, possuímos uma maior produtividade da terra, graças às sementes modificadas, fertilizantes e agrotóxicos (lembrando que esses produtos devem ser usados com responsabilidade), além da criação e evolução de máquinas agrícolas para uma colheita de eficiência.
Pesquisas apontam que as principais tecnologias para garantir o desenvolvimento sustentável da pecuária englobam, dentre outros, a recuperação de pastagens degradadas, boas práticas de manejo da planta forrageira e do animal, uso adequado de insumos, melhoramento genético animal, boas práticas de manejo da água, adoção ...
Quando o texto fala em uma pecuária contando com avanços tecnológicos dos sistemas de produção com reflexo na qualidade da carne bovina, indica-nos a pecuária do tipo: ... Nômade, produzida em áreas de menor povoamento onde a terra custa menos, reduzindo-se, portanto, os custos para que se possa investir em tecnologia.
Importância da tecnologia no campo Como um divisor de águas, a tecnologia no campo veio para mudar a forma como o produtor gerencia todos os processos do plantio. O que está ocorrendo é a troca dos métodos antigos, demorados e onerosos; para inovações que trazem agilidade, redução dos custos e maior produtividade.