Quanto à posição durante o ciclo cardíaco, o sopro pode ser classificado em: Sistólico: ocorre entre a primeira e a segunda bulhas; Diastólico: ocorre entre a segunda e a primeira bulhas; Contínuo: ocorre entre as bulhas, sem interrupção5.
O sopro sistólico é um tipo de sopro cardíaco que ocorre durante a sístole do coração. Pode ser ouvido entre o primeiro ruído (R1) e o segundo ruído (R2) durante uma auscultação cardíaca.
O sopro diastólico é um tipo de sopro cardíaco que ocorre durante a diástole do coração. Ele ocorre devido ao refluxo de sangue das valvas semilunares, aórtica e pulmonar, para os ventrículos esquerdo e direito, respectivamente. Esse refluxo pode ser devido à deficiência das valvas envolvidas.
A válvula aórtica situa-se na abertura entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A válvula aórtica se abre à medida que o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue na aorta. Se um distúrbio fizer as abas das válvulas ficarem espessas e endurecidas, a abertura das válvulas se torna estreitada (estenose).
A troca da valvar aórtica é o único tratamento eficaz para estenose aórtica sintomática grave e, apesar dos dados limitados dos ensaios clínicos randomizados, as diretrizes atuais recomendam a cirurgia de troca valvar aórtica por causa da história natural sombria desse distúrbio.
Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides). Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.
A esclerose valvar aórtica (EVA) é caracterizada por aumento da espessura, endurecimento e calcificação dos folhetos aórticos sem fusão das comissuras. Vários estudos apontam para a existência de uma relação entre EVA e presença de doença arterial coronariana.
(Aortic Insufficiency) A regurgitação aórtica é causada pela deterioração da válvula aórtica e da raiz aórtica circundante (base da aorta – o vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para o resto do corpo).
A insuficiência aortica de grau mínimo ocorre quando uma pequena quantidade de sangue retorna da aorta para o coração após o batimento cardíaco. Como a quantidade de sangue é muito pequena, costuma ser apenas um achado e não apresenta consequências maiores, nem costuma estar associado à sintomas.
Insuficiência mitral discreta A insuficiência mitral discreta, também chamada de insuficiência mitral leve, não produz sintomas, não é grave e nem necessita de tratamento, sendo identificada apenas durante exame de rotina quando o médico escuta um som diferente ao realizar a ausculta do coração com o estetoscópio.