O intervencionismo é um sistema político e económico caracterizado pela produção desenvolvida pela iniciativa privada mas regulada pelo Estado através de mecanismos interventivos. Distingue-se do socialismo, em que a produção se desenvolve por iniciativa do governo.
Significado de Intervencionismo substantivo masculino Doutrina que preconiza uma intervenção seja do Estado nos negócios privados, seja de uma nação em um conflito entre outros países. O fato de um Estado intervir nas contendas ou lutas de outro Estado.
O Estado pode interferir na ordem econômica de modo direto ou indireto. Assim, tem-se tanto a exploração direta da atividade econômica pelo Estado, quanto o Estado agindo como agente normativo e regulador da atividade econômica. Com isso, pode estatal pode ser um agente econômico ou um agente disciplinador da economia.
Ser cidadão é, também, conhecer nossos direitos e cumprir nossos deveres. Para isso, as leis podem ajudar muito! Elas são as "regras do jogo" e existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados.
O papel do Estado no sistema capitalista conforme preconizam os preceitos neoliberais deveria ser de estado mínimo, intervir na economia minimamente e cuidar apenas de setores essenciais como saúde, segurança e educação. ... O estado atua regulando toda a economia e a vida das pessoas artificialmente.