Significado de Pragmatismo [Filosofia] Corrente de pensamento que se pauta no uso prático de uma ideia, como o princípio básico de sua verdade e êxito, tendo como fundamento os conceitos formulados por Charles Sanders Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). ... Do inglês pragmatism.
Os principais problemas enumerados pela teoria do conhecimento se referem à sua veracidade, às formas de apreensão do objeto, à totalidade do conhecimento e suas fontes. ... o problema da verdade no pragmatismo é dado pela utilidade do objeto ou pela ação orientada pelo útil.
O método pragmatista, desta forma, se contrapõe às metafísicas de caráter dogmático e propõe que o raciocínio seja guiado por métodos semelhantes aos da ciência, que incluem a observação dos fenômenos, a formulação de hipóteses, os testes práticos e a revisão de teorias.
Essa doutrina opõe-se ao fundacionismo, pois este quer encontrar conceitos primitivos e inatacáveis do sistema do saber humano, e um método para inferir todos os demais conceitos. Associa-se a uma "concepção axiomática do saber, que é típica da lógica e dos diversos ramos da matemática" (p.
De um modo bastante geral, o que vai caracterizar o pragmatismo é uma concepção de conhecimento centrada no valor funcional das descrições reconhecidas como verdadeiras (e, nesse sentido, o pragmatismo é proposto como uma "teoria da verdade" - cf. James, 1907/1949).
Factualmente, a psicologia e a sociologia foram pensadas como “novas ciências” nos escritos dos próprios fundadores da sociologia (, 1966; ESTRAMIANA et al., 2007), como Saint-Simon (1760-1825), Augusto Comte (1798-1857), Herbert Spencer (1820-1903), Gabriel Tarde (1843-1904) e, mesmo, Émile Durkheim (1858- 1917).
Como diz Farr (1998, p. 59), “a herança de Wundt foi uma psicologia experimental que não era social”. ... se a psicologia se tornou por primeiro uma ciência experimental na Alemanha, foi a Psicologia Social que se tornou depois uma ciência experimental nos Estados Unidos.
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. ... Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
Psicologia social O psicólogo social atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Além disso, ele é responsável por elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população em geral.