É uma reação incomum de sensibilidade extrema da pele quando exposta à luz do Sol ou a fontes luminosas artificiais, induzidas por substâncias químicas.
Sintomas de fotofobia Associada à fotofobia, outros sinais e sintomas podem ocorrer, como a vermelhidão no olho ou olhos vermelhos, visão turva ou “embaçada”, ardor ou ardência nos olhos, “inchaço ocular”, dor nos olhos, entre outros.
O que é fotofobia? Uma pessoa com fotofobia é aquela que, em algum grau, tem sensibilidade ou intolerância à luz, seja ela artificial ou natural. A condição ocorre quando as células fotossensíveis presentes na retina não suportam a quantidade de luz recebida, causando dificuldade de enxergar e muito desconforto.
Já a sensibilidade à luz, também conhecida como fotofobia, acontece principalmente com quem tem astigmatismo, por causa do formato da córnea. Ou seja, a luz entra e se dispersa na retina, dificultando o foco e causando incômodo.
A Síndrome de Irlen é uma doença rara que causa dificuldade de leitura e aprendizado devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz. Pouco conhecida no Brasil, a correção pode ser feita por meio do uso de lentes coloridas, segundo o Instituto Irlen, da Califórnia.
A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis.
Dislexia: Quando as letras se embaralham. A chegada das crianças à idade escolar é sempre uma comemoração em família. Mas um distúrbio que chega a atingir 15% da população mundial pode complicar a nova fase. A dislexia, infelizmente, costuma ser detectada apenas com o início da alfabetização.
A dislexia visual é uma manifestação da dislexia caracterizada pela dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo, além de erros na leitura devido ao modo como as palavras são visualizadas pelo portador.