3 - Banana-nanica: apesar do nome, essa não é a menor variedade de banana - o nome vem da árvore dela, que é bem pequena. Também é conhecida como banana-d'água e é a mais rica em potássio e magnésio dentre os tipos de banana, bom para evitar cãibras e doenças cardiovasculares.
Além de serem ricos em potássio, esses três tipos de banana têm outros benefícios nutricionais
Por ser rica em vitaminas do complexo B – são quatro presentes na banana: B1, B2, B6 e B12 – essa fruta auxilia diretamente o sistema nervoso. A banana contém muito ferro, que estimula a produção de hemoglobina. Portanto, incluir o seu consumo na dieta é uma forma eficiente de ajudar a combater a anemia.
Olá, Pode sim. Procure consumir com moderação esta fruta, que tem propriedades constipantes.
"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
“Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.
A banana pode ser consumida, porém com cuidados quanto à quantidade. As bananas prata, ouro e maçã são as que têm menos açúcar em sua composição. É importante ressaltar que quanto mais madura a banana, maior seu índice glicêmico. Portanto, pacientes diabéticos devem consumir a banana mais verde ou metade da fruta.
No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.
Cubra uma xícara de aveia com um copo de água e deixe descansando por algumas horas. Bata em um processador de alimentos ou liquidificador até a aveia ficar homogênea. Acrescente mais dois litros de água, bata por alguns segundos. Você pode adoçar com canela.
Diz a especialista que o melhor é optar pela versão cozida. “Quando cozinhados, os flocos de aveia soltam uma espécie de geleia. É uma fibra solúvel, que é muito benéfica para o microbioma intestinal”. É por isso que os deve cozer, porque os flocos são melhor absorvidos, especialmente se tiver problemas intestinais.