1. [ Religião católica ] Reunião do Colégio dos Cardeais para eleger um novo papa.
O conclave que se reunirá no dia 12 de março no Vaticano é uma assembleia de cardeais regida por regras muito rígidas, durante a qual os cardeais se isolam do mundo exterior para evitar pressões até terem escolhido um novo Papa.
Congresso (do termo latino congressu) é uma reunião de pessoas. Muitas vezes, o termo é usado para se referir à reunião de representantes do poder legislativo de uma nação.
Significado de Congresso substantivo masculino Reunião ou assembleia solene em que pessoas especializadas se reúnem para discutir, debater e deliberar algum assunto. Conjunto do qual fazem parte a Câmara dos Deputados e o Senado Federal; parlamento.
Um congresso é uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias. O congresso pode ser uma boa ocasião para resolver questões pendentes por parte da assembleia em questão.
Esta palavra é o coletivo de carvalhos, árvores de grande porte, longevas (chegam a atingir mil anos) e nativas do hemisfério norte.
Conclave: reunião do sacro colégio de cardeais em clausura (incomunicáveis), convocado para eleger um novo pontífice. Acontece desde o séc. XIII, começa 15-20 dias após a morte ou desistência do último Papa.
Um conclave acontece após uma renúncia ou a morte de um Papa, na Igreja Católica Apostólica Romana. O Colégio dos Cardeais se reúne no Vaticano para uma votação secreta, e assim escolher o novo líder da Igreja.
Para ser eleito papa, o cardeal deve ter dois terços dos votos mais um. ... Quando há a escolha e o eleito aceita a missão, imediatamente, ele revela por qual nome deseja ser chamado. Sai então da chaminé, uma fumaça branca, sinal de que foi feita a escolha. Será anunciado o nome do novo pontífice.
Capacidade eleitoral e presidência Só os cardeais que não ultrapassem os 80 anos de idade na data do início da Sé Vacante são eleitores no conclave. Assim do total de 207 cardeais, 117 são eleitores no conclave de 2013.
Eleitores são pessoas que elegem um representante para um órgão decisor, ou escolhem a sua opção de entre um conjunto predefinido através de um qualquer sistema de votação. ... Para ser eleitor de uma votação nacional, no Brasil o cidadão precisa ter o título eleitoral e em Portugal o cartão de eleitor.
O papa é o chefe da Igreja Católica. Tecnicamente, os únicos requisitos para se tornar o sumo sacerdote dessa religião são ser homem e católico praticante. Assim, o campo se torna bastante amplo, porém todo pontífice dos últimos séculos foi um cardeal eleito em um conclave papal por outros cardeais.
Existem três tipos ou ordens de cardeais: os cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. ... Já no Concílio Romano de 769 se achou conveniente eleger o Papa de entre os cardeais-presbíteros ou cardeais-diáconos e, no século IX com o Papa João VIII, são os cardeais que administram Roma e outras dioceses.
Durante o conclave, quem preside o processo de votação? É o cardeal mais antigo da ordem dos bispos, que é o italiano Giovanni Battista Re.
Aós Braco, Celestino, O.F.M.Cap. Arborelius, Anders, O.C.D. Ayuso Guixot, Miguel Ángel, M.C.C.I.
Bispo: figura episcopal presente em diversas confissões cristãs, tendo cada uma o seu conceito e suas tradições específicas. Coordena uma diocese. Cardeal: alto dignatário da Igreja Católica. É nomeado pelo Papa junto com o Colégio dos Cardeais.
Um arcebispo (em grego: αρχεπίσκοπος , archepiskopos: "arche" - "primeiro" + "episkopos" - "supervisor") é um bispo que pode ser católico (originalmente) ou protestante que, normalmente, está à frente de uma arquidiocese.
Padres, Cônegos e Monsenhores Pelo sacramento da Ordem, não há nenhuma diferença entre padre, cônego ou monsenhor. Todos são ordenados, no segundo grau desse sacramento. Todos são presbíteros do Povo de Deus.
A autoridade máxima de uma arquidiocese recebe o nome de arcebispo, enquanto que as dioceses são comandadas por bispos. ... Os prelados das arquidioceses têm por isso o título de Arcebispos Metropolitanos ou Metropolitas.
Significado de Diocese substantivo feminino Bispado; território ou região sob domínio administrativo de um bispo, arcebispo ou patriarca (superiores eclesiásticos de uma igreja ou religião). [História] Antigo território administrativo de algumas províncias romanas. ... Do grego dioíkesis; pelo latim diocesis.is.
Na Igreja Católica Romana, um sufragâneo é um bispo que comanda uma diocese. Sua diocese sufragânea, porém, é parte de uma província eclesiástica maior, comandada por um bispo metropolitano (arcebispo).
adjetivo Que pertence ou concerne à diocese. substantivo masculino Aquele que é fiel a uma diocese, em relação ao seu bispo.
Pode acontecer que incardinar seja concretamente a adscrição de um membro de clero a uma Igreja particular, a uma Prelazia pessoal, ou a um instituto de vida consagrada, uma ordem religiosa ou uma congregação, uma sociedade que tenha faculdade de adscrever clérigos “acéfalos” ou “vagos”.
Já o padre diocesano é aquele que pertence a uma Igreja particular (Diocese) e nela é incardinado para em comunhão com o bispo e o presbitério, pastorear a porção do Povo de Deus que denominamos de Diocese. Acerca dos religiosos padres, sob certo aspecto eles pertencem ao clero da Diocese.
O substantivo padre foi dado aos bispos no século II pela atitude paternal com que tratavam os subordinados. ... Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.
5:17. O termo “Presbítero” refere-se à dignidade do homem e ao seu cargo, o seu chamado, a sua posição oficial de responsabilidade na Igreja, como, cooperador auxiliar do Pastor que preside o rebanho. Portanto, o Presbítero é um Pastor exercendo a função de auxiliar no apascentar a Igreja.
A forma correta de se abreviar a palavra presbítero é Presb.
Todavia, afirma Paulo, para ocupar este ofício, o candidato deve ter uma vida cristã apropriada, verdadeira. Para ser presbítero o candidato deve REUNIR E SATISFAZER determinados requisitos. 2 – É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível…
Presbítera
diácono = Diác. Digníssimo = DD. Digno, Dom, Dona = D.