O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a ...
As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns. ...
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.)
Temas sociais são tópicos sensíveis muito discutidos que podem influenciar o resultado de uma eleição ou gerar/relacionar-se a um projeto de lei ou a uma legislação.
Ela se manifesta em praticamente todos os itens do cotidiano. Aquilo que você veste, come, os lugares aonde você vai e as pessoas com as quais você fala estão todas permeadas pela questão social. Ela está, acima de tudo, relacionada com as questões de classe.
A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
A pobreza se constitui pelo acesso as bens e serviços que produz as expressões da questão social. ... e) A pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos.
Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.
Em 1936, surge em São Paulo, a primeira Escola do Serviço Social do Brasil. A economia existe em todas as formas de organização dentro da sociedade.
Dado esse pressuposto, passa- se à conceituação de Iamamoto (2001) como ponto inicial do debate: A questão social diz respeito ao conjunto das expressões de desigualdades engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado.
Sendo assim, sobre a concepção e a gênese da questão social para Santos (2012), é correto afirmar que: ... a designação do conceito de “questão social”, invariavelmente, será associada com os processos de desigualdade e pobreza, independentemente das características específicas dos diferentes modos de produção.
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
A educação popular, através das suas práticas de cunho emancipatório pode ser considerada uma estratégia importante, primeiro para o desvelamento da questão social, segundo para o seu enfrentamento, tanto por parte de profissionais atuantes no âmbito social/educacional, como também, e sobretudo, por parte dos sujeitos ...
A primeira escola de Serviço Social no Brasil é datada de 1936 em São Paulo é foi coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl. ... Resumindo, o Serviço Social, nascido por influência direta da Igreja Católica, em âmbito de formação, prática e discurso de seus agentes, tinha como suporte filosófico o neotomismo.
O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...
A acção do Serviço Social foi sendo desenvolvida maioritariamente com base em pressupostos de regulação, normalização e moralização da classe burguesa em relação à classe operária, ou seja, acreditava-se que as “questões sociais” que derivavam da Revolução Industrial, colocavam em causa a ordem social e o modo de vida ...
Você pode encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e ...
Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais.
O Serviço Social liga-se a divisão do trabalho no sentido de agir e lutar com os movimentos sociais de bases ligadas a igreja católica no mundo temporal no início da década de 30. ... Cujo objetivo era controlar as insatisfações e o pauperismo popular, advindas da relação entre o capital x trabalho.
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
II, III são verdadeiras I, II , IV são verdadeiras 10a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 Sobre surgimento do Serviço Social no Brasil podemos afirmar que Remonta aos primeiros anos da década de 30 e resultou da: Iniciativa particular de vários setores da burguesia ligados ao meio católico.