Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica. ... A psicomotricidade relacional conduz seus esforços para a dimensão afetiva e a construção da personalidade da criança.
Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso. Elas são extremamente importantes para o ser humano em qualquer etapa da vida, mas para as crianças são indispensáveis. Afinal, o controle sobre o próprio corpo é a base para aprendizados mais complexos.
Os transtornos psicomotores referem-se a dificuldades afetivo-emocionais que se expressam em problemas no controle motor do corpo, ou seja, de uma maneira simples, poderiamos considerar os transtornos psicomotores como problemas no desenvolvimento motor da criança causados por questões emocionais que precisam ser ...