Ponto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.
O mercado de um bem encontra-se em equilíbrio quando há equivalência entre oferta e a demanda (ou procura) desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem.
É um ponto único, no qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender. Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos consumidores.
A quantidade transacionada corresponde a dado mercado de concorrência perfeita. ... A concorrência perfeita consiste em diversos mercados com vários vendedores e compradores que dão origem a um agente que apresenta condição de afetar o preço de mercado.
Ponto de equilíbrio de oferta e demanda O ponto do gráfico onde a curva da oferta e a curva da procura se cruzam é chamado de ponto de equilíbrio. Ele indica o preço que o produto precisa ter para que sua oferta no mercado seja igual à sua procura.
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certos bens ou serviços que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. ... Lei geral da oferta diferentemente da função demanda a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços coeteris paribus .
Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.