A partir de 15 minutos da prática de exercícios diários já existem evidencias de diminuição no risco de morte....O profissional de saúde deve prescrever a prática de atividade física de acordo com alguns critérios básicos recomendados:
Segundo ACSM (American College of Sports Medicine) “A prescrição de exercícios para idosos deve incluir exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular e flexibilidade.
Prescrição. Para que as rotinas de treinamento aeróbico possam produzir adaptações na direção desejada, torna-se necessário estabelecer combinação entre componentes básicos: freqüência, duração e intensidade dos esforços físicos. A duração e a intensidade, formam uma unidade indivisível, condicionando uma à outra.
O exercício aeróbico é aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia cósmica dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar, dançar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.
Tipos de exercícios de cardio
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço.
30 minutos
Quais são os principais treinos de cardio?
Quem busca diminuir as medidas sabe que precisa se movimentar mais. Ao aumentar sua taxa cardíaca, seu corpo passa a queimar essas calorias indesejadas. Segundo Jim White, personal trainer e dono de academias nos Estados Unidos, uma pessoa deve praticar 300 minutos de cardio por semana.
1) Em qual ritmo deve-se realizar um treino cardio para ter bons resultados? É a frequência de suas sessões que definirão seu treino, isto é, a regularidade. É melhor treinar 2-3 vezes por semana do que 1 de vez em quando. É uma prática regular que trará prazer e resultados.