As alterações provocadas pelo treinamento resistido (aumento da temperatura muscular, fator de crescimento semelhante à insulina (IGF 1), interleucina-6, óxido nítrico) ativam células satélites, que sofrem proliferação e subsequente diferenciação em novos núcleos.
O acoplamento excitação-contração é como o sinal elétrico (potencial de ação) é convertido em contração muscular. 4. O potencial de ação gerado na região da junção neuromuscular se propaga pelo sarcolema, e invade os túbulos T.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
Morda forte, segure e depois relaxe, abrindo levemente a boca. Finalmente, contraia todo o corpo, segure por alguns segundos e expire lentamente, assegurando que todo o corpo seja liberado da tensão. Repita isso em todo o corpo, tensionando e relaxando todos os músculos por pelo menos 3 vezes.
Realizar atividades físicas intensas
Dê as mão e estique ambos os braços e agora vire devagar para o lado o mais que for possível e segure por 10 segundos e depois faça o mesmo pra o outro lado. Não fazer movimentos bruscos e repentinos. Fique em pé com os braços ao lado do corpo e agora levante os ombros o mais alto possível e os deixe cair.