A doença infecciosa mais comum associada à Linfopenia é a síndrome da imunodeficiência adquirida (Sida) causada pelo HIV. A Linfopenia resulta, em parte, da destruição e/ou depuração de células T CD4 + infectadas com HIV-1 ou HIV-2. Outras doenças virais e bacterianas também podem estar associadas à Linfopenia.
As causas mais comuns de um número alto de eosinófilos (chamado eosinofilia ou hipereosinofilia) são: Distúrbios alérgicos. Infecções por parasitas.
Em adultos, normalmente administram-se corticoides tópicos para tratar esofagite eosinofílica. Os pacientes podem usar um inalador multidose de fluticasona (220 mg) ou budesonida (180 mg) 30 minutos antes do café da manhã e 30 minutos antes do jantar; eles pulverizam o fármaco na boca sem inalar e então o engolem.
Alguns remédios caseiros como o suco de melão, o chá de gengibre ou o suco de batata, podem ajudar a melhorar os sintomas de esofagite como azia, sensação de queimação no esôfago ou gosto amargo na boca, que ocorrem quando o ácido do estômago entra em contato com o esôfago.
Esofagite é uma doença que pode ser curada. O tratamento está diretamente correlacionado com a causa específica da enfermidade e inclui o uso de medicamentos (antiácidos, antibióticos, antifúngicos) e mudanças no estilo de vida.