Causas. A sinovite acontece devido a uma irritação do tecido sinovial, causada por um traumatismo, sobrecarga ou uma reação inflamatória na articulação, que termina por gerar um aumento excessivo de líquido sinovial.
Os remédios para sinovite podem ser os anti-inflamatórios como Aspirina, Ibuprofeno, analgésicos como Paracetamol, e corticoides. Aplicar pomadas com Diclofenaco também pode ser uma opção para alívio da dor.
O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota. Popularmente é chamado de 'água no joelho'.
A água no joelho, cientificamente chamada de sinovite no joelho, é uma inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste internamente o joelho, levando ao aumento da quantidade de líquido sinovial, e resultando em sintomas como dor, inchaço e dificuldade no movimento.
Tratamentos para sinovite Para complementar o tratamento da sinovite deve-se fazer sessões de fisioterapia, tomar medicamentos anti-inflamatórios e usar pomadas anti-inflamatórias. Nos casos mais graves, pode-se recorrer a uma cirurgia chamada artroscopia, para a retirada de parte do tecido sinovial.
A tendinite é a inflamação de um tendão. Já a tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão).
M65 - Sinovite e tenossinovite