Evitar comer carne de porco (quizila de Omulu). Evitar manga-espada (quizila de Ogum). Evitar manga-rosa (quizila de Iansã). Evitar tangerina (quizila de Oxóssi).
Os Setes Exus Chefes de Falange da Espiritual de Oxalá:
Oxalufã é o senhor da criação. Rege a paz e a fraternidade. Para ter sua proteção, use às sextas-feiras roupas ou peças brancas e ofereça-lhe canjica cozida com mel de abelha coberta com algodão. Seus números para sorte: 10 e 16.
Saudação: Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá! – significa: O Sr.
Um filho de Oxalá jamais deverá usar roupas pretas ou vermelhas, por serem essas as cores de Exu. Também em função das lendas, o dia de Oxalá é a sexta-feira. No candomblé, tanto no Brasil quanto em outros países, todos os iniciados e frequentadores costumam vestir-se de branco em homenagem a Oxalá.
Oxum
Segunda-feira: Exu e Omolu. Cada orixá corresponde a um dia da semana, além de ter cores e saudações específicas.
Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão.
Frutas e Flores dos Orixás na Umbanda
Para acender uma vela ao seu orixá de cabeça ou anjo da guarda, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio. Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento.
Cor da vela: Azul bebê (iemanjá, ondianas, sereias, iaras e marinheiros). Amarelo para Oxum. E lilás para Nanã. Domingo: Linha das crianças.
Oxalá: Branca. Ogum: Vermelha. Xangô: Marrom. Obaluaiê/Omulú: Traçada Branca e Preta / Traçada Amarela e Preta.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
Oh! Minha mãe Nanã, peço a benção e proteção para todos os meus passos. À minha santa Nanã, protetora, peço que abençoe o meu coração, cabeça, corpo e espírito. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam mais caridosos e benevolentes, como me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.
“À minha mãe Nanã, eu peço a benção e proteção para todos os passos de minha vida. À minha mãe Nanã, eu peço que abençoe o meu coração, minha cabeça, meu espírito e meu corpo. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes, e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos.
Oração a Nanã
Ervas do Orixá Nanã: Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Nanã é cultuada no candomblé Jeje como vodum e, no Candomblé Queto como um orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Obaluaiê, Iroco, Oçânhim, Oxumarê e Ieuá. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã.
Cores: Lilás e roxo Dia: Domingo | Orixas, Orixá nana, Saudações.
Diz-se então que metal é Quizila de nanã. Sua comida jamais pode ser cortada ou empregada com algum tipo de metal. Quizila diz respeito a tudo aquilo que o santo rejeita. Umbanda é fundamento e fundamento exige estudo.
Os filhos de Nanã costumam ser de baixa estatura e viver muitos anos. É comum se tornarem idosos que se aproximam dos 100 anos, com seu jeito calmo e lento. Possuem grande poder de perdoar, por isso não guardam rancores e vivem despreocupadamente. Agem com benevolência, dignidade e gentileza até o fim da vida.
“As abyans (novatos no culto, não iniciados) usam somente roupas brancas. As iyawos (adeptos já iniciados na religião) do sexo feminino podem usar roupas coloridas, mas a camisa é sempre branca”, explica o babalorixá.
Iansã - Veste roupa vermelha com duas correntes na cor cobre. Dois ibôs (chifres), espada (âbebê), coroa, orukerê (espanador) na cor cobre. Obá - Vestimentas rosa com coroa e escudo cobre.