crossorigin="anonymous">
Os principais elementos utilizados no fluxo de caixa são as entradas e saídas, mais respectivamente as receitas e as despesas....Saídas
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
i) Atividades de Financiamento representam as atividades que se utilizam do caixa da empresa para o pagamento de dividendos aos acionistas, amortização de empréstimos e resgate de ações, entre outros.
O fluxo de caixa indireto é um método que explora o regime de competência ou, por assim dizer, as informações contábeis da empresa para certificar-se de todas as variações ocorridas no caixa em determinado período — tomando como base o ponto de vista contábil.
O método direto é diferente, pois sua função é evidenciar de forma clara o resultado financeiro bruto da empresa. ... O contraste principal entre os dois métodos é que o direto informa os resultados brutos da empresa e, por outro lado, o indireto aponta os resultados líquidos.
É um relatório de contabilidade que mostra as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados desse fluxo. Esse relatório usa como base as informações do Balanço Patrimonial da empresa e do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
Esta é a lógica que deve ser utilizada para a elaboração do fluxo de caixa pelo método direto, ou seja:
Quanto ao método direto na elaboração de uma DFC, é possível fazer a seguinte afirmação: O método direto consiste em divulgar os recebimentos e desembolsos "brutos", em ordem sequencial de lançamentos, seguindo um padrão simples e de fácil visualização.