De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas. A Europa do século XI prosperava.
As cruzadas foram expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados, como o Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Palestina. A região era local de peregrinação para católicos europeus.
Existiram oito cruzadas no total, sendo as principais a Primeira, Segunda, a Cruzada dos Reis, e a Comercial. ... As cruzadas foram expedições de caráter militar com viés religioso, que buscavam reconquistar a Terra Santa (Jerusalém) que havia sido tomada pelos muçulmanos, considerados indignos.
Dirigida contra os muçulmanos do Egito, a Quinta Cruzada (1217–1221) fracassou totalmente. ... A Sétima (1248–1250) e a Oitava Cruzadas (1270) foram dirigidas pelo rei francês Luís IX contra o Egito e o Norte da África, mas ambas fracassaram. As Cruzadas contra o Oriente (1095-1270).
Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais consequências econômicas das Cruzadas? A - O fortalecimento do modo de produção feudal.
Resposta: Letra d. Explicação: A máquina a vapor foi uma das invenções que foram fundamentais para a Revolução Industrial.
A revolução industrial começou com a máquina a vapor. ... A principal invenção foi a máquina a vapor todas as outras somente puderam ser construídas em razão da máquina a vapor. Ela foi importante até que se desenvolveram os motores a explosão, diesel e gasolina e a energia elétrica.
Diversas razões contribuíram para o fracasso das Cruzadas, entre elas: os europeus eram minoria, em meio a uma população geralmente hostil; a opressão à população nativa fez com que o domínio fosse cada vez mais difícil; as diversas lutas entre os próprios cristãos contribuíram para enfraquecê-los enormemente.
Porque através delas (as cruzadas) que puderam perceber que as consequências das ações humanas nem sempre se concretizam conforme seus anseios e expectativas.
As Cruzadas colaboraram para o início do comércio na Europa e para a quebra da base econômica relacionada ao sistema feudal. Entretanto, foi a Peste Negra ou Peste Bubônica quem mais causou a crise da Idade Média e fim da história medieval. A Peste Negra é uma doença causada por bactéria que infecta ratos e pulgas.
Entretanto, a importância maior das Cruzadas está no fato de elas terem ajudado a iniciar um processo que colocaria fim ao isolamento da sociedade feudal. Ao mesmo tempo que cruzavam o continente e o mar Mediterrâneo e estabeleciam contatos com outros povos, os europeus fortaleciam as cidades e o comércio.