Utilizando cartões especiais, o exame permite quantificar a acuidade visual, a capacidade do olho de reconhecer dois pontos muito próximos.
A acuidade visual é medida mostrando ao paciente objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho – seis metros. A tabela de Snellen, um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas, é a mais utilizada nesse exame.
São recursos para baixa visão que utilizam lentes ou combinação de lentes para uma magnificar (ampliar) as imagens que sobre a retina.
Mediado pelo professor as TA podem conferir aos alunos com baixa visão poder de acesso amplo ao conhecimento, poder de interação e de interpretação do cotidiano, sentimento de pertencimento e tomada de consciência das próprias capacidades. Segundo Vygotsky (apud MANZINI, 2006, p.
O professor especializado em deficiência visual precisa estar sempre junto de seus alunos, que são cegos e/ou apresentam visão subnormal, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas); trabalhar com as atividades de vida diária; orientar quanto à ...
5: Deficiência Visual. Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que: ... Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.
Basicamente, os auxílios para baixa visão podem ser divididos em: não ópticos, ópticos e eletrônicos. Os auxílios não ópticos para baixa visão são os que não empregam sistemas ópticos, porém modificam materiais e o ambiente para promover melhor desempenho visual da pessoa com baixa visão.
São recursos que modificam os materiais e melhoram as condições do ambiente com a finalidade de aumentar a resolução visual. Podem ser usados em conjunto com o recurso óptico ou não, com o objetivo de melhorar a função visual.
Auxílios ópticos de ampliação para longe São representados principalmente pelos telescópicos para longe. Os sistemas telescópicos para longe indicados para baixa visão são chamados de telescópios refratores. São auxílios utilizados para aumentar a imagem de um objeto por meio da ampliação angular.
Os telescópios ou lunetas astronômicas são instrumentos ópticos usados para ampliar imagens de corpos distantes, como outros planetas ou estrelas. Os telescópios ópticos captam a luz visível. No entanto, existem telescópios (radiotelescópios) capazes de captar infravermelho, raios X, ondas de rádio e micro-ondas.
A lupa é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. ... Sendo assim, os instrumentos ópticos têm como principal função fornecer imagens ampliadas de objetos minúsculos, ou também fornecer imagens aproximadas de objetos que se encontram distantes.
O tratamento indicado costuma ser o uso de óculos com lentes divergentes ou negativas. Esse formato das lentes garante a convergência correta dos raios de luz (mais para trás), de modo a chegar na retina. O exame de mapeamento de retina é muito importante para prevenção de doenças da retina em pacientes míopes.