O conversor catalítico, esquematizado na figura abaixo, é constituído de um núcleo metálico ou cerâmico, repleto de catalisadores químicos, que se conecta às tubulações de escape do automóvel. Ele recebe os gases carregados de poluentes e descarrega emissões “tratadas”, com níveis reduzidos de substâncias tóxicas.
As mudanças e melhorias realizadas em suas estruturas tornaram possível o processo de acelerar algumas reações químicas simples, capazes de diminuir os danos causados pelos veículos à atmosfera. Os conversores catalíticos (ou catalisadores) são responsáveis pelo aceleramento destas reações.
Conversores catalíticos ou catalisadores automotivos são formados por metais nobres como platina, paládio, ródio e molibdênio, suportados em filmes de alumina depositados em cordierita, um material cerâmico poroso, os quais convertem gases poluentes em dióxido de carbono, água e nitrogênio, produtos não poluentes.
Ao usar em formato de grãos aumenta-se a superfície de contato, e com maior superfície de contato a reação ocorre mais rápido, aumentando a capacidade anti poluente.
Uma placa de Petri é uma peça de vidro ou plástico, de formato idêntico a pequeno prato de bordas verticais (ver figura 1). Estas placas usam-se principalmente para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para realizar reacções em escala reduzida.
Um conversor catalítico é um suporte do carro que, por meio de catálise heterogênea, transforma gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos. ... Os conversores catalíticos também são usados com essa finalidade em alguns processos industriais.
Os conversores catalíticos têm a função de diminuir a emissão de gases poluentes para a atmosfera, pois convertem os gases mais tóxicos (CO, NO2, NO e CxHy ) em gases menos poluentes (CO2, H2O, O2 e N2). Eles recebem esse nome porque o seu princípio de funcionamento baseia-se no processo de catálise heterogênea.
O catalisador é um componente do sistema de escapamento dos carros que reduz a poluição causada pela emissão de gases nocivos à saúde, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.
eles evitam que no momento da combustão, forme-se grande quantidades de monóxido de carbono que é resultado da combustão incompleta do combustível. Portanto, ele aumenta a eficiência da queima do combustível que formará dióxido de carbono (menos nocivo que o CO) e água.
O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.