Melhora na flexibilidade, fortalecimento dos ossos e maior agilidade nos movimentos estão entre os benefícios de praticar peteca. ... Além disso, por ajudar a fortalecer os músculos e ossos se for praticada regularmente, também funciona como uma aliada para a prevenção de doenças como a osteoporose.
A peteca possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.
A peteca de badminton tradicional, utilizada por jogadores profissionais, é montada com 16 penas de ganso fixadas numa base esférica de cortiça natural ou poliuretano, envolvida por couro branco. Existe uma versão sintética, geralmente utilizada por iniciantes, onde, sobre a mesma base, é fixada uma “saia” de nylon.
Geralmente a peteca é feita com penas de ganso e pesa entre pesando entre 4 a 5 gramas. Entretanto, ela pode ser feita de nylon. Já a raquete de Badminton pesa cerca de 100 gramas.
Entre os índios da tribo Yawalapti, no Alto Xingu, o brinquedo é produzido com a fruta do tucum e com um furo para produzir o zumbido. PETECA - Feita com palha de buriti e recheada de folhas de algodão para ficar macia. Em cada aldeia a peteca tem um nome diferente.
Brincadeiras indígenas
Arco e Flecha. Armas para caça - índios Guarani. Paraty/RJ.
Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força. Nos estados do Espírito Santo e de São Paulo, crianças guarani a conhecem pelo nome de “arranca mandioca”, porque lembra a maneira como a mandioca é colhida, atividade bastante conhecida pelas crianças indígenas.
Os participantes se sentam no chão, em fila, um atrás do outro. O primeiro da fila deve agarrar-se a uma árvore ou poste. Ele é "o dono da roça de mandiocas". O segundo da fila entrelaça seus braços pela barriga do companheiro da frente, e assim sucessivamente até que todos estejam prontos para começar.
Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento multiesportivo, criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América.
- Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes. Vencer o cabo de guerra significa ter os índios mais bem preparados para o confronto físico, e por isso é uma das provas mais esperadas dos Jogos.
1- Tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. Tem como finalidade a participação de diferentes etnias e a inclusão de todas as modalidades.
Resposta. 1- Tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. Tem como finalidade a participação de diferentes etnias e a inclusão de todas as modalidades.
A competição vai reunir 16 modalidades como: arremesso de lança, arco e flecha, cabo de força, natação e outros. As disputas estão divididas entre Jogos de Integração, que são esportes tradicionais praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros.
não é competir
o importante não é ganhar
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI) evento internacional multiesportivo, que reúne atletas representantes de povos indígenas de diversos países.. A primeira edição foi realizada de 23 de outubro a 1 de novembro de 2015, em Palmas (TO).
Jogos Mundiais Indígenas não são as “Olimpíadas” dos povos tradicionais; conheça a competição. ... Não é uma competição entre etnias, tampouco uma busca por medalhas”, aponta Marcos Terena, articulador internacional do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que está à frente da organização dos jogos.
I Jogos dos Povos Indígenas/1996 O I Jogos dos Povos Indígenas reuniu mais de 400 atletas, de 29 etnias, em Goiânia (GO), entre os dias 16 e 20 de outubro de 1996, num exemplo de integração de tradição e sabedoria seculares.
1996