Qual Medida Pode Ser Tomada Para Diminuir A Incidncia Do Sarampo?

Qual medida pode ser tomada para diminuir a incidncia do sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A maneira mais efetiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

Possíveis complicações

A confirmação laboratorial é necessária para fins de saúde pública e controle de epidemias. É obtido com mais facilidade quando se identifica a presença de imunoglobulina (Ig) M para sarampo em uma amostra de soro da fase aguda ou, de maneira alternativa, por rápida coloração imunofluorescente de células epiteliais faríngeas ou urinárias, RT-PCR de swabs da garganta ou de amostras de urina, ou pelo crescimento viral em cultura de tecido. Uma elevação em níveis de anticorpos IgG no soro entre as fases aguda e convalescente é altamente precisa, mas atrasa o diagnóstico. Todos os casos de suspeita de sarampo devem ser notificados imediatamente aos departamentos de saúde estatais ou locais, sem esperar por confirmação laboratorial.

Raramente a pessoa com sarampo apresenta complicações mas estas podem surgir se ela tiver um sistema imune muito fraco ou se o vírus atingir o cérebro, por exemplo, o que não é comum.

A transmissão ocorre tipicamente por meio de gotículas no ar, eliminadas pela tosse, permanecendo um breve período no ar, a curta distância. A transmissão também pode ocorrer por meio de pequenas gotículas de aerossol que permanecem no ar (e, assim, podem ser inaladas) por até 2 horas nos locais fechados (p. ex., consultório médico). A transmissão por fômites parece ser menor do que a transmissão pelo ar, porque acredita-se que o vírus do sarampo sobreviva somente durante um curto período de tempo em superfícies secas.

Eventos Supostamente Atribuídos à Vacinação e Imunização (ESAVI)

Eventos Supostamente Atribuídos à Vacinação e Imunização (ESAVI)

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

1. Centers for Disease Control and Prevention (CDC): Measles: For Healthcare Providers. Acessado em 13 de março de 2023.

Como acontece a transmissão

Para fluidificar as secreções e facilitar a sua retirada pode-se umidificar o ar, colocando uma bacia com água no cômodo onde o doente está. Este cuidado ajuda também a manter a laringe menos irritada, aliviando o desconforto da garganta. Em caso de tosse persistente o médico pode receitar medicamentos como a Desloratadina, por exemplo. Veja as 5 formas de umidificar o ar em casa.

Na maioria dos casos, os sintomas de sarampo desaparecem sem deixar qualquer tipo de sequela. Porém, no caso de pessoas com o sistema imune mais enfraquecido, há maior chance de desenvolver complicações, como obstrução das vias aéreas, pneumonia, encefalite, infecção no ouvido, cegueira e diarreia grave, que pode resultar em desidratação.

Diagnóstico

Diagnóstico

O tempo de duração do sarampo é de aproximadamente 8 a 14 dias, mas na maioria dos indivíduos dura 10 dias. Quatro dias antes de aparecerem os primeiros sintomas da doença até a sua completa remissão, o indivíduo pode contaminar outros e por isso é muito importante que todos tomem a vacina tríplice-viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

O tratamento do sarampo é feito de forma a aliviar os sintomas, isso porque o organismo é capaz de eliminar o vírus naturalmente, sendo apenas recomendado repouso, hidratação e alimentação leve. No entanto, é importante que o médico seja consultado para que sejam dadas as orientações, principalmente no caso das crianças, que podem necessitar de suplementação de vitamina A.

Como aliviar os sintomas do sarampo

A suplementação de vitamina A pode ser útil para as crianças com sarampo por reduzir o risco de morte, sendo indicada em caso de carência desta vitamina que pode ser vista num exame de sangue ou quando a taxa de mortalidade devido ao sarampo é alta. A dose deve ser tomada e repetida após 24 horas e depois de 4 semanas.

A melhor forma de prevenir o sarampo é a vacinação contra a doença, cuja primeira dose é recomendada aos 12 meses, no entanto, existem alguns cuidados simples que também podem ajudar, como:

Sinais de alerta para ir ao médico

Rubéola: características que distinguem rubéola de sarampo típico podem incluir a ausência de um pródromo reconhecível, ausência ou intensidade mais leve da febre e de outros sintomas constitucionais, aumento (e, geralmente, sensibilidade) dos linfonodos retroauricular e suboccipital e tempo menor de duração.

A vacinação infantil universal é fundamental, a menos que contraindicada (p. ex., câncer ativo, uso de fármacos imunossupressores ou infecção pelo HIV com imunossupressão grave).

Dessa forma, para prevenir o desenvolvimento de complicações, é importante que o clínico geral ou infectologista seja consultado assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de sarampo.

Qual medida poderia ser adotada para evitar a disseminação do vírus do sarampo?

As medidas gerais válidas, a partir desta sexta-feira (13), a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por ...

Quais são as formas de prevenção do sarampo?

A única forma de prevenir o sarampo é por meio da vacinação. As vacinas são ofertadas nas mais de 36 mil salas de vacinação disponíveis nos postos de saúde do SUS em todo o país, sendo gratuitas e seguras.

É comum visitarmos o médico e este informar que estamos com uma virose ou seja uma doença transmitida por vírus escolha uma doença causada por vírus e descreva os sintomas forma de contaminação transmissão e de prevenção e o agente etiológico?

1) É comum visitarmos o médico e este informar que estamos com uma virose, ou seja, uma doença transmitida por vírus. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que indica o nome de uma virose: a) Febre amarela. b) Doença de Chagas.

É comum visitarmos o médico e este informar que estamos com uma virose ou seja uma doença transmitida por um vírus?

É comum visitarmos o médico e este informar que estamos com uma virose, ou seja, uma doença transmitida por vírus. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que indica o nome de uma virose: a) Febre amarela.

Porque o vírus é considerado um pirata celular?

Os vírus são considerados como sendo uns piratas celulares pois literalmente eles invadem as células e tomam conta das células fazendo com que as células contaminadas pelo vírus trabalhem quase que exclusivamente para produzir outros vírus.