De forma geral, o estado da arte representa o nível mais alto de um processo de desenvolvimento, seja de um aparelho, de uma técnica ou de uma área científica, alcançado até um determinado momento. ...
O Estado da Arte é uma das partes mais importantes de todo trabalho científico, uma vez que faz referência ao que já se tem descoberto sobre o assunto pesquisado, evitando que se perca tempo com investigações desnecessárias. Além disso, auxilia na melhoria e desenvolvimento de novos postulados, conceitos e paradigmas.
Trata-se do momento por excelência que resulta na definição do objeto específico da investigação, dos objetivos da pesquisa, em suma, da delimitação do problema específico de pesquisa. Nos processos de produção científica o “estado da questão” pode ser contraposto ao “estado da arte” ou “estado do conhecimento”.
Entende-se por pesquisa bibliográfica a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes.
A Pesquisa Bibliográfica compreende o levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato on-line ou cd-rom. ...
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - A atividade básica na pesquisa bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse. ... É utilizada como ponto de partida para todos os tipos de pesquisa, facilitando a investigação através do estudo do conhecimento armazenado tradicionalmente em livros e documentos.
A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de pesquisa para saber se já existe um trabalho ou projeto na área escolhida, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa ajuda na escolha de um método mais apropriado.
Por isso, preparamos este guia com algumas considerações importantes sobre a revisão bibliográfica.
ETAPAS: ESCOLHA DO TEMA; • LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR; • FORMULAÇÃO DO PROBLEMA; • ELABORAÇÃO DO PLANO PROVISÓRIO DE ASSUNTO; • BUSCA DAS FONTES; • LEITURA DO MATERIAL; • FICHAMENTO; • ORGANIZAÇÃO LÓGICA DO ASSUNTO; E • REDAÇÃO DO TEXTO.
O levantamento bibliográfico consiste em pesquisar a bibliografia existente sobre um determinado assunto, seguindo os dados oferecidos pelo usuário, como palavras-chave, tipologia do material e idioma. Na Biblioteca Central o usuário deve procurar a Divisão de Acesso à Informação para ter acesso a este serviço.
Como fazer uma pesquisa de levantamento de coleta de dados?
Para fazer o levantamento bibliográfico, sugiro, inicialmente, a realização de um levantamento por assunto na biblioteca da UFPel (on-line) e, se vocês julgarem necessário, o levantamento em outras bibliotecas universitárias. Para achá-las, basta fazer uma pesquisa no Google.
13). Desse modo, pesquisa bibliográfica não é o mesmo que revisão de literatura. A primeira restringe seu campo de investigação à resolução de um problema, enquanto a revisão de literatura visa a oferecer bases teóricas e/ou metodológicas à consecução do estudo.
Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. ... Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.
A revisão sistemática da literatura é um estudo que tem como objetivo reunir materiais semelhantes de vários autores e realizar uma análise estatística. Ela é considerada uma pesquisa secundária, porque utiliza estudos primários para fazer a análise.
Revisão sistemática da literatura, estudos de revisão sistemática, revisão bibliográfica sistemática ou simplesmente revisão sistemática é a investigação científica que reúne estudos relevantes sobre uma questão formulada, utilizando o banco de dados da literatura que trata sobre aquela questão como fonte e métodos de ...
Para Gil (1999, p. 42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.