O próprio termo “moral” é auto-explicativo: a palavra vem do latim mores – “relativo aos costumes”. ... E, obviamente, costumes variam de época para época e de cultura para cultura, assumem valor de verdade só para depois serem substituídos.
Moral política: A ação política visa a estabilidade do Estado e, por isso, deve se valer do que for necessário para garantir esta meta, segundo Maquiavel. ... Moral individual: Descrever, mais do que prescrever, ou prescrever a partir de uma descrição do homem e da sociedade assim como ele é e não como deveria ser.
Maquiavel afirmava categoricamente que a moral dos governantes não era a moral dos "homens comuns", e que a política era guiada por um conjunto próprio de valores que eram superiores aos valores comuns, de modo que, em nome do bem político, era legítimo sacrificar alguns aspectos da moral: por exemplo, mentir é errado ...
Há um evidente uso político da religião cristã. Diferentemente do paganismo antigo, porém, não visa ao bem comum terreno, e sim à salvação eterna de almas imortais. Está nisso a razão principal da reprovação de Maquiavel ao modo de agir dos príncipes cristãos.
Resposta. Porque normalmente essa expressão envolve métodos errados, anti-éticos ou violentos... fazer algo para conseguir um final positivo e justificar esse erro ao atingir um bom resultado.