Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.
Resposta. A Novidade é que Montesquieu, escrevia em contra mão ao progresso, contra a politica de ser fazer políticos.
2. Que noção de cidadania você tiraria do pensamento de Montesquieu exposto acima? Analisando este pensamento de Montesquieu, acredito que devemos sacrificar interesses únicos pelo bem comum. Não podemos usar coisas que farão com que outras pessoas caiam.
Segundo o texto de Montesquieu, a liberdade política presente na democracia está condicionada à obediência das leis. O autor acreditava que se não existissem leis os cidadãos interfeririam na liberdade um do outro.
Resposta. Segundo Montesquieu, a liberdade está em poder fazer o que se deve aspirar e a não ser obrigado a fazer o que não se deve querer. Assim, o conjunto das leis devem garantir que nenhum cidadão será obrigado a fazer as coisas a que a lei não o obrigue nem a não fazer as que a lei lhe permite.