As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.
Monopólio significa uma única empresa que retém total ou parcialmente um mercado e que atua em determinado ramo de atividade, dessa forma regula preços, matéria-prima entre outros a partir dos seus interesses, não permitindo a concorrência. A prática do monopólio configura como uma concorrência imperfeita.
O termo monopólio é empregado toda vez que percebemos a inexistência de concorrência comercial em um determinado ramo da economia. Nesse caso, uma única indústria ou grupo econômico domina todo o comércio de um determinado produto industrializado.
A concorrência perfeita é utilizada hoje como uma referência no mercado e em modelos econômicos clássicos. Sua principal característica é a satisfação dos consumidores e a ausência de lucro dos vendedores (receita marginal é igual ao custo marginal).
Concorrência perfeita: As empresas são tomadoras de preço, por isso a receita é proporcional à quantidade produzida. O preço é igual à receita média e à receita marginal. Para maximizar lucros, a empresa escolhe a quantidade em que a receita marginal é igual ao custo marginal.