Essa situação exige imediata e forte atuação do Poder Público, com medidas de proteção social e de manutenção de emprego e renda. ... Quer dizer, responsabilidade social implica em administrar a sociedade de forma a atender ou superar anseios éticos, jurídicos e negociais do público, tendo em vista as atividades exercidas.
A Responsabilidade Social Empresarial, ou SER, visa o alcance de objetivos empresariais convergentes com práticas de desenvolvimento sustentável e responsável, em um relacionamento com a comunidade de benefício mútuo para ambas as partes.
Partindo do que foi explicado, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ocorre quando: O o poder público cria leis que obrigam as empresas a lidar com o lixo e a poluição que elas geram ao produzir e transportar seus produtos até seus. clientes.
A Responsabilidade Corporativa surgiu na década de 70 como um meio de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram.
34), há três fatores que moldam a Responsabilidade Social empresarial: exigência dos consumidores e investidores, a necessidade de redefinir o papel da empresa frente à sociedade e a própria situação social e ambiental contemporânea, essa que, “vista de uma perspectiva estratégica, será, por si mesma, fator limitante ...
No Brasil, o surgimento da responsabilidade social não tem um início preciso, existem registros de ações sociais de empresários desde o século XIX, no entanto pode-se indicar a 'Carta de princípios dos dirigentes cristãos de empresas' publicada em 1965 pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Brasil (ADCE ...
Surgimento e evolução histórica da responsabilidade social Entretanto, as primeiras manifestações em defesa dessa idéia surgiram no início do século XX, com os americanos Charlies Eliot (1906), Hakley (1907) e John Clark (1916), e em 1923 com o inglês Oliver Sheldon (OLIVEIRA, 2000, p. 2).
O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).
As principais características da responsabilidade social corporativa são: Uma prática empresarial responsável. Seguir estratégias de marketing responsáveis. O compromisso com iniciativas voluntárias que vão além do que é exigido pela legislação e pelas obrigações contratuais adquiridas.
A MAET se orienta quanto ao desenvolvimento sustentável buscando ser economicamente bem-sucedida para poder incorporar padrões ambientais, individuais e sociais elevados e beneficiar a comunidade em que estão inseridas. Desenvolve e dissemina boas práticas socioambientais.
A responsabilidade civil é toda ação ou omissão que gera violação de uma norma jurídica legal ou contratual. Assim, nasce uma obrigação de reparar o ato danoso. ... Uma vez que se baseia em regras e normas para proteger pessoas prejudicadas e punir indivíduos que trazem prejuízo a alguém por não obedecerem a norma.
É também conhecida como ciência normativa ou como tratado dos deveres da pessoa humana, legitimados pela ética e pela legalidade, no que diz respeito a suas inerentes atividades profissionais. ...
De acordo com Ferrell, Fraedrich e Ferrell, a “ética empresarial diz respeito a regras e princípios que pautam decisões de indivíduos e grupos de trabalho; a responsabilidade social refere-se ao efeito das decisões de empresas sobre a sociedade”.