O currículo Lattes é uma das ferramentas mais importantes do mundo acadêmico. É por meio dele que os profissionais podem relatar suas experiências, entrar em contato com outros profissionais e ter acesso a documentos e materiais de estudo.
Como faço para criar meu Currículo Lattes?
Sistema de Currículos Lattes é um formulário eletrônico do Ministério da Ciência e Tecnologia, do CNPq, da Finep e da CAPES/MEC, para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores e de usuários de Ciência e Tecnologia em geral, no Brasil.
Criada primeiramente como uma forma de integrar dados de pesquisadores, a plataforma Lattes do CNPq é uma poderosa base de dados de currículos que une grupos de pesquisa e instituições, registrando a vida pregressa e atual de acadêmicos de todo o país. ...
O currículo é um documento imprescindível, físico ou digital, que serve para descrever o percurso profissional de uma pessoa. Com este ficheiro, poderá responder a uma oferta de emprego que encontre, ou elaborar uma candidatura espontânea para uma empresa demonstrando as suas valências.
Trata-se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que tem como finalidade o fomento da pesquisa científica e tecnológica, e o incentivo a formação de pesquisadores no Brasil. ... O CNPq oferece bolsas e auxilio à pesquisa em diferentes modalidades.
Portanto, de maneira resumida, o CNPq é um órgão de fomento à pesquisa no Brasil. Ele serve para manter e promover a atividade científica, com o objetivo de favorecer, com essa pesquisa, a sociedade brasileira como um todo.
Cadastrar-se no CNPq
Para ser pesquisador nível 1 (em qualquer área), o pesquisador será enquadrado em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e nos dados dos últimos 10 (dez) anos, entre eles o que demonstre capacidade de formação contínua de recursos humanos.
Um dos caminhos para conseguir fomento na pesquisa de iniciação científica é submeter o projeto para avaliação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
Por meio da inserção em projetos de pesquisa realizados por equipes de professores e pesquisadores da universidade, a iniciação científica auxilia sobremaneira no desenvolvimento de concepções importantes para o aluno, tanto acadêmica quanto profissionalmente, utilizando a pesquisa científica como fonte de apoio ...