EQST

O Que So Custos Variveis E Fixos?

O que são custos variáveis e fixos?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

Qual a diferença de custo fixo e custo variável?

Ao contrário dos custos fixos, custos variáveis são aqueles que acompanham o ritmo de produção da empresa, sofrendo alterações conforme o tempo. O custo variável é aquele que vai mudar de acordo com o volume de vendas ou a prestação de serviços.

O que são custos fixos unitários?

Realmente o custo fixo unitário é obtido da divisão entre o custo fixo total e a quantidade produzida. Uma característica importante sobre os custos fixos é que o custo unitário é decrescente, ou seja, à medida que o volume de produção aumenta, o custo unitário diminui.

O que são custos diretos e indiretos fixos e variáveis?

Conceito de Custo Direto e Indireto, Fixos e Variáveis. ... Custos Fixos: são aqueles que ocorrem todos os meses independente da quantidade produzida. Custos Variáveis: são aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida, ou seja, variam de acordo com o volume de produção.

Quais são os custos diretos e indiretos?

Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.

Qual a diferença de custos diretos e indiretos?

O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

O que é custo indireto variável?

Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.

O que é custo indireto exemplos?

Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.

É exemplo de custo variável direto?

Custo variável direto São os custos que mais estão relacionados à produção, já que variam com a quantidade produzida e em relação direta, como por exemplo, os custos com matérias-primas.

Quais são os tipos de custo?

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

São exemplos de empresas que utilizam o custeio por ordem?

Esse sistema é característico de empresas que produzem sob encomendas, sejam essas unitárias ou em lotes. Podemos citar como exemplos as empresas de construção civil,tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.

O que é custo por ordem?

Segundo Berti (2006) o sistema de custeio por ordem de produção configura-se no somatório dos gastos (recursos) envolvidos com insumos (matéria-prima, material secundário, mão-de- obra direta, etc.), sendo apropriado diretamente na ordem de produção relacionado aos produtos que serão produzidos.

O que é produção por ordem?

A Ordem de Produção (OP) é um comando para a produção produzir um determinado item. Normalmente é feita através de um documento que reúne as especificações do item e seu processo de fabricação.

Qual a diferença entre o sistema de custeio por ordem de produção encomenda e o sistema de custeio por processo?

Primeiramente, o custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior ; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, ...

O que é sistema de custeio por processo?

Sistemas de acumulação de custos por processo. ... O custeio por processo é o método de custeio em que os custos são atribuídos igualmente a unidades homogêneas, em determinado período, e é utilizado quando a produção é feita em fluxo contínuo.

Quais as fases para elaboração de um sistema de custos?

De um modo geral, a criação de uma gestão estratégica de custos é distribuída em quatro etapas:

  • Planejar o gerenciamento de custos;
  • Estimar os custos;
  • Definir orçamento;
  • Monitorar os custos.

Quais são as etapas do processo de gestão?

Confira as 5 etapas do processo de gestão estratégica

  • O processo de gestão estratégica é mais do que um conjunto de regras a seguir. ...
  • As cinco etapas do processo são: o estabelecimento de metas ou objetivos, a análise, a formação de estratégias, a implementação e o monitoramento de estratégias.
  • O objetivo de estabelecer metas é esclarecer a visão de negócios.

O que é um sistema de custos?

Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.