Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.
Ao contrário dos custos fixos, custos variáveis são aqueles que acompanham o ritmo de produção da empresa, sofrendo alterações conforme o tempo. O custo variável é aquele que vai mudar de acordo com o volume de vendas ou a prestação de serviços.
Realmente o custo fixo unitário é obtido da divisão entre o custo fixo total e a quantidade produzida. Uma característica importante sobre os custos fixos é que o custo unitário é decrescente, ou seja, à medida que o volume de produção aumenta, o custo unitário diminui.
Conceito de Custo Direto e Indireto, Fixos e Variáveis. ... Custos Fixos: são aqueles que ocorrem todos os meses independente da quantidade produzida. Custos Variáveis: são aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida, ou seja, variam de acordo com o volume de produção.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.
Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.
Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.
Custo variável direto São os custos que mais estão relacionados à produção, já que variam com a quantidade produzida e em relação direta, como por exemplo, os custos com matérias-primas.
Quatro tipos de custos na contabilidade
Esse sistema é característico de empresas que produzem sob encomendas, sejam essas unitárias ou em lotes. Podemos citar como exemplos as empresas de construção civil,tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.
Segundo Berti (2006) o sistema de custeio por ordem de produção configura-se no somatório dos gastos (recursos) envolvidos com insumos (matéria-prima, material secundário, mão-de- obra direta, etc.), sendo apropriado diretamente na ordem de produção relacionado aos produtos que serão produzidos.
A Ordem de Produção (OP) é um comando para a produção produzir um determinado item. Normalmente é feita através de um documento que reúne as especificações do item e seu processo de fabricação.
Primeiramente, o custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior ; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, ...
Sistemas de acumulação de custos por processo. ... O custeio por processo é o método de custeio em que os custos são atribuídos igualmente a unidades homogêneas, em determinado período, e é utilizado quando a produção é feita em fluxo contínuo.
De um modo geral, a criação de uma gestão estratégica de custos é distribuída em quatro etapas:
Confira as 5 etapas do processo de gestão estratégica
Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.