Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei, ao introduzir o método experimental, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha).
Quando um corpo tem maior massa gravitacional, ele é puxado pela Terra com maior força. Porém, como ele também tem maior massa inercial, ele tem maior resistência a ter seu estado de movimento alterado. ... Desta forma, somos capazes de entender o porquê de corpos com diferentes massas caírem no mesmo intervalo de tempo!
1- Os corpos caem pois, existe uma força chamada força gravitacional, ou campo gravitacional atraindo as coisas para o centro da Terra.
Como na Lua não há essa resistência aerodinâmica, todos os objetos jogados de uma mesma altura chegarão ao solo ao mesmo tempo. Foi o que fizeram os astronautas da Apollo 15: de um lado, um martelo geológico de alumínio que pesava 1,32 kg; do outro, uma pena de falcão de 30g (0,03 kg), 44 vezes mais leve que o martelo.
Com a resistência do ar, um objeto que está em queda livre irá atingir sua velocidade terminal (cerca de 200 km/h - valor para um homem caindo na posição de barriga para baixo); a velocidade terminal depende de muitos fatores (como massa, coeficiente de arrasto, e área relativa da superfície) se a queda for de uma ...
Vídeo mostra bola de boliche e penas brancas caindo na mesma velocidade. O que cai mais rápido, uma pena branca ou uma bola de boliche? Claro que a resposta imediata é bola de boliche.
Com apenas 1,5 centímetro, ela é capaz de dar incríveis saltos de 1,5 metro! Proporcionalmente, é como se um homem adulto fosse capaz de saltar uns 170 metros – quase a distância de dois quarteirões.
Phyllobates terribilis é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Em relação ao peso e ao tamanho, este é o animal consagrado como sendo o vertebrado mais venenoso do planeta, com veneno suficiente para matar várias pessoas.
Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas.