A força resultante (Fr) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo. A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial).
Um sistema de forças é um conjunto de forças diferentes que agem em um corpo, com diferentes intensidades, direções e sentidos.
Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.
Significado de Força substantivo feminino O que tem grande vigor ou potência física, que é forte. [Física] O que altera ou provoca um movimento uniforme num corpo, cessando seu estado de repouso; representa-se por F. O que ocasiona movimento ou faz alguma coisa se mover; impulso. ... Etimologia (origem da palavra força).
A chamada força g é uma unidade de aceleração correspondente à aceleração devida à gravidade na Terra. Vale lembrar que ela não é igual ao G (maiúsculo), que representa a constante gravitacional de Newton. Por ser influenciada pela gravidade, a força g pode variar bastante de acordo com o planeta em que se está.
Tipos de resistores. Os resistores podem ser: resistores fixos, constituídos de filme metálico, filme carbono, fio de precisão, entre outros; resistores variáveis, que são ajustados manualmente, por um movimento mecânico.
A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor). ... Essa equação mostra que se aumentarmos o comprimento do fio, aumentaremos a resistência elétrica, e que o aumento da área resultará na diminuição da resistência elétrica.
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é Ω (ômega).
Por fim, a resistência elétrica está relacionada à capacidade de um condutor de se opor à passagem de uma corrente elétrica. ... No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.
Resposta: Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Ampère é a unidade de medida de corrente elétrica no SI. 1 Ampère equivale a 1C por segundo (significa que por um região qualquer de um fio ou condutor passa 1C de carga a cada segundo).
CURTO-CIRCUITO é a passagem de corrente elétrica acima do normal devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.
O curto-circuito ocorre em razão do aumento repentino da tensão no circuito elétrico. ... Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.
O curto circuito elétrico pode gerar fumaça e em casos mais graves até incêndio. A intoxicação por fumaça é muito comum nestes caso e é algo extremamente grave, podendo trazer diversas complicações de saúde para o acidentado.
Resposta. Resposta: Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.
O curto-circuito acontece quando uma corrente elétrica com carga maior do que a capacidade do circuito passa pelo fio elétrico, geralmente causado por mau uso de aparelhos elétricos e instalações elétricas mal conservadas ou ultrapassadas.Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito ...
Dicas simples para evitar um curto-circuito