Além do ciclo menstrual desregulado, a Síndrome do Ovário Policístico afeta a produção de hormônios – fazendo com que as mulheres produzem mais testosterona –, bem como a ovulação, o que pode causar problemas de fertilidade.
A SOP é uma doença metabólica e por isso tem que fazer a modulação hormonal e corrigir os distúrbios relacionados à obesidade quando presente e diminuir a resistência à insulina. É uma doença complexa e exige um tratamento multidisciplinar. Não basta dar anticoncepcional e mandar embora.
Sim é possível. Procure o seu endocrinologista ou ginecologista. O tratamento de SOP depende do objetivo da paciente, se quer engravidar, se não quer, quais sintomas são mais preponderantes. Um especialista deve ser consultado.
O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional
A verdade é que tratar SOP com anticoncepcionais orais ou DIU Mirena (hormonal) não é tratar a causa. Você está tratando apenas os sintomas de uma condição, sem entender de ONDE ela surge, muito menos os efeitos que o uso dessas bombas hormonais provocam em seu organismo.
Os únicos cistos que o anticoncepcional trata são os cistos decorrentes da ovulação como os folículos ovulatorios, cisto de corpo luteo, cistos hemorragicos. Estes são os chamados cistos funcionais. Para isso, o anticoncepcional a ser utilizado deve provocar anovulacao. Não pode ser, por exemplo, um DIU.