adjetivo De estrutura compacta, espessa; grosso, espesso. Cuja massa é superior em comparação ao volume: metal denso. De espessura larga: tecido denso. Que se apresenta firmemente unido; muito compacto: madeira densa.
21 sinônimos de densa para 2 sentidos da palavra densa: Com tempo encoberto: 1 carregada, coberta, fechada, encoberta, nublada, cerrada, rigorosa, tempestuosa, nimbosa, ameaçadora, turva.
A densidade do ar, ρ (em grego: rô), mais corretamente denominada massa específica do ar, é a massa por unidade de volume da Atmosfera da Terra.
O ar frio é mais denso que o ar quente, porque as moléculas dos diferentes gases que o compõem estão mais próximas umas das outras. Dessa forma, a massa em um determinado volume de ar será maior que a massa do ar quente, que por sua vez terá as moléculas mais distantes umas das outras. Abraços!
O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
O ar úmido é menos denso que o ar seco; portanto, a temperatura virtual é sempre maior que a temperatura real.
Dentre os fatores que podem deixar o ambiente úmido pode - se citar: oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, ozônio e vapor d`agua. Assim sendo, tal questão pode fazer com que se altere a sensação térmica, uma vez que atua diretamente na umidade relativa do ar.
A ISA (Atmosfera Padrão Internacional), considera que ao nível do mar e a 15 °C o ar tem uma densidade de cerca de 1,225 kg/m³. O ar úmido é menos denso do que o ar seco. Uma molécula de água (M ≈ 18 u) é menos massivo do que uma molécula de nitrogênio (M ≈ 28 u) ou uma molécula de oxigênio (M ≈ 32 u).
Resposta. A umidade do ar é a quantidade de gotículas de água na atmosfera. Assim, quanto mais quente, menos umidade e quanto mais úmido (céu carregado, chuva, frio) mais gotículas no ar e, portanto, maior umidade.
A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Trata-se de um fator que influencia na temperatura, na sensação térmica e na precipitação. ... Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica.
Resposta. Através do processo de Evapotranspiração as plantas e as especies arbóreas conseguem colocar pacotes de umidade na atmosfera, contribuindo assim para o ciclo hidrológico.
Vários fatores influenciam na umidade do ar, tais como a temperatura, cobertura vegetal, quantidade de edificações, presença de rios, lagos, mares, etc. O vapor de água presente no ar atmosférico pode desencadear nevoeiros, neblinas, orvalhos, geadas, etc.
A umidade do ar é um importante elemento climático, pois ela pode interferir na variação das temperaturas, nos regimes de chuva e na sensação térmica. A umidade do ar é a quantidade de água presente na atmosfera em forma de vapor, ou seja, é a quantidade de gotículas de água existente no ar em estado gasoso.
Trata-se de um fator que influencia na temperatura, na sensação térmica e na precipitação. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor. O ar é muito essencial para nossa saúde. Se ele estiver muito umido irá atrair bacterias que poderam nos causar problemas como infecções.
Há também os efeitos da umidade sobre a sensação térmica, pois quanto mais úmido for o ambiente, maiores serão os efeitos da temperatura sobre nós. Assim sendo, onde estiver fazendo calor, se a umidade aumentar, aumentará o “abafamento”, fazendo com que a sensação térmica seja bem superior à temperatura real do ar.
Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção.
Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar. Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde.
Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:
Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, confira as dicas para amenizar a baixa umidade.
5 formas simples para umidificar o ar em casa