O mentol também é famoso por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias, além de ser amplamente usado para combater inflamações na garganta. Além disso, ainda atua como um fraco barrador de receptor opioide.
A fórmula molecular do mentol é C10H19O. O mentol possui 3 carbonos secundários. Possui um radical isopropil.
Também conhecido como 2–Isopropil-5-metilciclo-hexan-1-ol, este composto orgânico recebe a classificação de álcool terpênico, veja a estrutura: O mentol é obtido a partir da extração do óleo essencial da folha da menta (foto à esquerda).
O mentol é um álcool (presença do grupo -OH) cíclico monoterpênico (derivado de unidades de isopreno ou unidades C5 [fig. 1]) , constituído de três carbonos assimétricos. É também conhecido como cânfora. Este composto orgânico é obtido por destilação a partir de plantas da espécie Mentha, por exemplo a hortelã.
auxílio da digestão e alívio de azia: acalma os músculos gastrointestinais e estimula o fluxo da bile. Assim, auxilia na quebra das gorduras e na passagem do alimento pelo intestino; eliminação do mal hálito: o mentol é uma das substâncias mais eficazes para tratar o mal hálito devido ao sabor e ação refrescantes.
Diminuindo os sintomas de tosse e congestão nasal através da inalação dos ingredientes vaporizados para dentro das vias respiratórias.
O produto age de duas formas: Para prover alívio de dores musculares agindo contra irritações e como rubefaciante para diminuição da sensação de dor; e. Diminuindo os sintomas de tosse e congestão nasal através da inalação dos ingredientes vaporizados para dentro das vias respiratórias.
Significado de Mentol substantivo masculino [Química] Substância que, extraída da essência da hortelã, é muito utilizada em pastilhas para tosse, perfumaria, cigarros, medicamentos nasais e para garganta; substância representada pela fórmula C10H20O. Etimologia (origem da palavra mentol). Do francês menthol.
O método mais utilizado para extração de óleos essenciais por meio de plantas, sementes, raízes e flores é a destilação a vapor. Neste processo, o vegetal é submetido à ação do vapor d'água que é responsável por extrair o óleo presente na matéria-prima.
Aromatizador de ambiente fácil (Foto: Reprodução) Lavanda tem propriedades relaxantes e digestivas. A planta também é bactericida e fungicida, ideal para ajudar quem tem problemas alérgicos, como rinite. Além de tudo isso, funciona também como um repelente de insetos. Anote como fazer um aromatizador de ambientes!২৯ সেপ্টেম্বর, ২০১৬
O ideal é cortar apenas acima das folhas, retire a haste longa facilitando a suspensão dos talos no período de secagem. Não é recomendável cortar a parte lenhosa da planta. Deixe dois centímetros ao menos do crescimento verde, para fomentar florações futuras. Não se preocupe com a danificação da planta.
Para fazer chá de lavanda, você pode embeber saquinhos de chá comprados em lojas em água quente ou preparar o seu. Despeje uma xícara (250 ml) de água sobre 1/2 colher de chá de botões de lavanda soltos e deixe em infusão por alguns minutos.