Frite o quiabo por 5 minutos, mexendo levemente com uma colher de madeira. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois coloque em saquinhos de freezer, retire o ar, feche e congele.
Para não perder mais e evitar desperdiço podemos sim congelar quiabo, muito fácil e pratico, basta lava-los bem e deixar secar por no minimo 12hs, cortar da maneira que gosta, ensacar e levar para congelar, dura aproximadamente 3 meses.
O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois fica escuro e deteriora-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos. Nessa condição, ele pode ser conservado por até uma semana.
Uma dica é justamente colocá-los na geladeira. Deixe o maxixe no saco plástico na gaveta de legumes da geladeira, eles poderão durar até sete dias na geladeira sem ficar ruim. Pode ser que forme gotículas, se isso acontecer faça um furinho no plástico para permitir que entre um pouquinho de ar.
Como tirar a baba do quiabo
Dá pra amenizar: lave e seque os quiabos, depois mergulhe numa tigela com 500 ml de água e o caldo de 1 limão diluído. No lugar do limão, dá pra usar 100 ml de vinagre. Deixe ali por 15 minutos, depois lave novamente e em seguida corte os cabinhos. Daí é só utilizar conforme pede o seu preparo.
Coloque os quiabos no fogo, junto com dois copos de água e deixe ferver. Desligue o fogo e espere esfriar. Assim que estiver frio, coe o quiabo com uma peneira para separar a baba. É ela que vai ser usada para a umectação.
O sabor é bastante suave, levemente adocicado e combina bem com outros ingredientes mais picantes. Mas, por ter uma textura viscosa (a famosa "baba") algumas pessoas evitam esse alimento. Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio.
A baba do quiabo é uma marca da leguminosa, e que caracteriza as suas receitas. O quiabo faz parte da culinária do cotidiano e das festas da Bahia com as chamadas comidas moles.
A baba do quiabo é rica em nutrientes que hidratam o cabelo da raiz até as pontas. Esse vegetal é rico em Vitamina A, C, E e K, bem como cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio. É antioxidante, umectante, age nos fios restaurando e doando muito brilho.
A resposta é: sim! Mas calma que não é tão simples como parece. Em primeiro lugar, a baba do quiabo ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e, com isso, seu consumo é muito indicado para diabéticos.
No caso do quiabo, vem-se descobrindo que sua riqueza de fibras diminui a absorção de carboidratos no organismo, promovendo uma redução nos índices glicêmicos. Por isso, é um alimento cujo consumo é estimulado para os diabéticos e também para reduzir o colesterol.
O chá de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas, existem outras que também ajudam no tratamento como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.