Resposta. Pois, apesar de serem compostos de carbono, o diamante é um arranjo de carbonos unidos por ligações covalentes, fortes, tornando-o uma estrutura cristalina rígida. Já o grafite, são "lâminas" de carbono dispostas umas sobre as outras, o que o torna mais "mole".
Isso significa que a pedra risca e penetra qualquer outro material, mas não pode ser riscada por nenhum deles. Duro mas frágil: devido ao tipo de arranjo molecular dos átomos de carbono, o diamante quebra quando leva pancadas em determinados planos.
o diamante evapora na atmosfera a 700°c... ... mas ao jogarmos o diamante dentro da larva ele não vai evapora pois a larva é muito viscosa ela chega a ser até 100 mil vezes mais viscosa que a água... então ser jogarmos um diamante na larva ele vai quebra em vários pedacinhos....
O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.
Cientistas demonstraram que pedras de diamante podem suportar quase um milhão de vezes a pressão atmosférica antes de se espatifar. A unidade de pressão atmosférica (atm) é igual a 1,033 quilograma-força sobre 1 centímetro quadrado.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
Sabemos que o carvão se torna diamante por causa da pressão. Os valores têm sido bombardeados por pressão. Perceba que, dependendo do tipo de influência, o carvão não evolui para diamante, mas se quebra, deteriora e torna-se pó.
Os diamantes são encontrados no mundo todo, menos na Antártica e na Europa. Vários países africanos, entre eles Botsuana e a África do Sul, assim como a Rússia e a Austrália, são os maiores produtores de diamantes do mundo.
Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
Os diamantes primários podem ser encontrados em dois tipos distintos de rochas, conhecidas como kimberlito e lamproíto (Figura 4), que se originam em ambientes de grande pressão e temperatura no manto terrestre.
Pedras preciosas verdadeiras têm uma estrutura cristalina....
Outra forma de detectar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, o que significa que você pode riscá-la com qualquer outra e nunca obterá marcar, não ser que esteja utilizando outro diamante.
Uma das formas mais recomendadas é deixar o cristal te escolher após senti-la em sua própria pele. Para isso, concentre apenas na sensação que a pedra te causa, esvaziando a mente para o mundo. Coloque o mineral na sua mão para que você entre em contato com o seu campo energético.
O Brasil é um dos países em que a pedra água-marinha é mais encontrada. O estado que mais concentra sua exploração é Minas Gerais, mas também está presente no Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Ceará, entre outros. Alguns outros países que se dedicam à sua extração são Índia, China e Estados Unidos.
Na região foi descoberta a mais especial e rara das pedras preciosas: a turmalina paraíba. De um azul único, brilho incomparável, alcançou valores nunca imaginados. Um recorde: a turmalina brasileira superou a cotação dos diamantes. apenas assistiram a riqueza ser levada para bem longe do local.
Conheça as 6 principais pedras brasileiras!
Conheça as pedras mais bem avaliadas do mundo
O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.
Confira quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo
O diamante azul
Painite
10 joias mais caras do mundo que são espetaculares
10 pedras preciosas mais raras do que diamante
Quanto mais raro um material, maior seu preço. É por isso que ouro e diamante são tão valiosos. ... Também usado como catalisador, o ródio, um elemento metálico, custa a absurda quantia de 80000 dólares o quilo, quase sete vezes mais do que o ouro (12 000 dólares o quilo).
Somente quatro tipos de gemas são consideradas preciosas: diamante, rubi, esmeralda e safira.
Diamantes coloridos, formados por impurezas baseadas em boro ou nitrogênio, são os mais raros e caros, especialmente os cor-de-rosa e vermelhos.